sábado, 18 de junho de 2011

Produzir sem desmatar

Claudio Palozi*
A CNA – Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária uniu-se, em parceria com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para elaborar e implantar uma proposta preservacionista que até mereceu destaque na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente (COP 16), realizada no final do ano passado em Cancún, no México.
O mundo considera que o Brasil alcançou a condição de celeiro do planeta preservando mais de 50% das florestas originais e esse projeto mostra que nosso país vem avançando ao unir os setores produtivos, governo e área científica, com objetivo de duplicar a produção de alimentos e biocombustíveis sem provocar desmatamento para a prática de lavouras e pastagens.
Para desenvolver essa iniciativa inédita, serão necessários diversos anos de pesquisas a ser realizadas nos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa, buscando conciliar a produção agropecuária com preservação ambiental.
Os pesquisadores trabalharão em parceria com cooperativas, empresas estatais e municipais de assistência técnica rural, meio ambiente e pesquisa agrícola. Esse projeto de pesquisa inclui a instalação de módulos nas propriedades rurais com extensão entre dois e cinco hectares de plantio simples ou consociados de espécies florestais.
Os produtores rurais aceitam as informações e demonstram interesse na preservação ambiental, entendem que a mata é um elemento vital para a viabilização e manutenção da propriedade rural, mas precisam de orientações corretas como produzir alimento de qualidade, com lucro e sem derrubar a floresta.
Sem dúvida é um estudo valiosíssimo, que depois de implementado, permitirá que o Brasil possa cada vez mais aumentar a produção de alimentos e biocombustíveis, conservando suas extensas florestas, além de estimular o cultivo de árvores para recuperação de áreas degradadas ou impróprias para agricultura intensiva e ampliar a diversificação das fontes de rendas do agricultor.
* Cláudio Palozi, presidente do CORIPA e prefeito de S. Jorge do Patrocínio – Pr.

Nenhum comentário: