domingo, 19 de junho de 2011

Pesquisa na Rebio é premiada

Entre os dias 5 e 9 deste mês foi realizado em Cuiabá/MT o XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, sediado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO) em parceria com a UFMT. Durante o congresso foram apresentadas pesquisas com aves por pesquisadores de vários pontos do Brasil. O trabalho Strigiformes da Reserva Biológica das Perobas, Paraná, Brasil, executado pelo biólogo Willian Menq, conquistou o prêmio Helmut Sick na categoria Comunicação Oral – Estudante de Pós-Graduação.
O estudo de Menq com a comunidade de corujas da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas foi realizado no segundo semestre de 2010. Nesta pesquisa foram registradas oito espécies de corujas, valor que corresponde a 47% da riqueza conhecida para o Estado do Paraná. Dentre as corujas registradas, duas espécies merecem ser destacadas, o mocho-dos-banhados (Asio flammeus) e a coruja-do-mato (Strix virgata), ambas listadas no atual Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Paraná.
No final do ano passado outra pesquisa realizada na Rebio das Perobas, também de Willian Menq, foi premiada em outro evento (Ver boletim da Rebio das Perobas N. 39, novembro de 2010). Esses resultados reafirmam a importância da Rebio das Perobas para a conservação de espécies raras e ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário: