quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estudante do Cesumar desenvolve poste eólico

O aluno Bruno Ponces, do 5º ano do curso de Engenharia Mecatrônica do Cesumar, criou um projeto que é um exemplo para contribuir com a sustentabilidade ambiental de Maringá. Trata-se de um poste híbrido com turbina eólica e placas fotovoltaicas (solar), juntamente com luminária de LED.
O projeto é inovador e foi desenvolvido para atender ao pedido de uma construtora de Maringá para um condomínio ecológico. "Era necessário uma fonte de energia verde, mais limpa e econômica, através do vento e do sol que se adequasse à proposta do residencial", explica Bruno.
Segundo o estudante, o poste eólico pode ser utilizado para atender sistemas de iluminação pública, tendo um rendimento relativamente alto em relação aos custos, assim representando economia para os municípios.
Além de buscar a geração de eletricidade pelo uso de uma turbina eólica e as placas fotovoltaicas, o estudante desenvolveu também a luminária de LED. Estas luminárias têm um rendimento superior às atuais lâmpadas de vapor de sódio utilizadas na iluminação pública, sendo que o consumo de energia pode ser até 30% menor e a vida útil mínima chegar a 18 anos (cerca de 2 vezes mais que as lâmpadas de sódio).
Além do consumo inferior e durabilidade superior, a nitidez (definição de cores na visão e resolução) produzida pela luminária de LED é de 100%, enquanto as lâmpadas de vapor de sódio dão um grau de nitidez de 25%. "as luminárias de LED ainda possibilitam uma iluminação branca que, de acordo com os estudos atuais, deixam as pessoas mais alertas em relação à coloração amarelada produzidas pelas luminárias públicas atuais", diz o estudante.
As lâmpadas com LED's são mais ecológicas que as incandescentes e até as fluorescentes por não terem agentes químicos em sua composição. Segundo Bruno, as luminárias de LED são mais caras que as comuns, entretanto o custo benefício é muito maior, pelo baixo consumo de energia, alto grau de durabilidade e de visão.
O poste desenvolvido pelo estudante encontra-se instalado no campus do Cesumar para exposição, abastecendo uma luminária de LED e uma pira simulando fogo eletrônico.

Nenhum comentário: