sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lombadas no Ilha Grande

Instalação de lombadas no Parque Nacional de Ilha Grande
Cumprindo determinação Judicial, o DER instalou esta semana uma sequência de lombadas físicas na BR 487, sobre a ilha Bandeirantes, no interior do Parque Nacional de Ilha Grande.
A mais de dez anos foi construído no Parna o Complexo de Pontes Luiz Eduardo Magalhães sobre o rio Paraná, que se divide em dois canais em torno da ilha Bandeirantes, segunda maior do parque, com aproximadamente 5 mil hectares. Por tratar-se de rodovia federal de tráfego intenso, principalmente de caminhões que transportam mercadorias do centro-oeste para o sul e vice-versa, os animais silvestres que habitam o parque eram vítimas de atropelamentos constantes.
Somente no ano passado foram atropelados um macaco bugio, dois tamanduás bandeira, uma onça- parda, além de dezenas de pequenos mamíferos, répteis e até mesmo aves que vinham se alimentar das carcaças. Embora existam túneis passa-animais sob a rodovia, em diversos pontos da ilha, os animais também atravessam a pista nos seus deslocamentos em busca de alimentos.
Nesse trecho de aproximadamente 3.400 metros, existem diversas placas de advertência sobre a travessia do parque, orientando os motoristas a reduzirem a velocidade. Mas isso não foi suficiente para impedir a alta velocidade e os consequentes crimes ambientais, sendo necessária a colocação das lombadas, obrigando assim os veículos a trafegarem em baixa velocidade.
(Fonte: ASCOM/ICMBio)

Nenhum comentário: