terça-feira, 21 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
domingo, 12 de dezembro de 2010
Fui de carro
Era dois de dezembro. Agora. Dia 2 deste mês!
Era, mais ou menos, dez da manhã. Estava, já, na estrada, com a Strada. Estrada boa. Melhor que, na década de noventa, eu frequentava. Porém, com muito mais pedágios, com pedágios muito mais caros. Mas, enfim.. estava na estrada.
Fui à ACADEBio! Tinha um curso a fazer, um curso a acompanhar.
Lá, na ACADEBio, como sempre, foi tudo muito bom, tudo certo.. os cursos foram excelentes! Tanto o que participei quanto o que acompanhei! Minha monitora está pronta. Temos uma Instrutora! E fico muito feliz por isso!
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Polícia Federal deflagra operação de combate ao contrabando de agrotóxicos
domingo, 28 de novembro de 2010
Entrevista à RUC - FM 94,3 - Maringá, PR.
[Resumo da entrevista ao Programa Agrocultura, comandado por Emílio Barbosa, na Rádio Universitária do Cesumar (RUC), em 27 de novembro de 2010]
sábado, 20 de novembro de 2010
Um Dia Especial
Meio desta semana, meu sobrinho ligou 'convocando' para uma peixada lá em Londrina. Mesmo que fosse apenas para ir lá ver as meninas, os meninos e minha 'mãe' eu já aceitaria! Para comer uma tainha deliciosa então..
Fomos eu, Thiago e Fá. Hoje, mais uma vez, tive um sábado maravilhoso!
Como um tio típicamente 'coruja', vi que Albinha, Aninha, Ângelo estão bem, lutando pela e com a Vida e ganhando as batalhas do dia-a-dia. Como tio-avô 'abobado' e extremamente satisfeito, senti que Pablo, Gabriel e o pequeno e esperto Caio estão crescendo, rápido, íntegros e integralmente sadios e felizes. Meus sobrinhos estão fazendo um trabalho maravilhoso!!
Vi minha 'segunda mãe'! Minha irmã, duplamente madrinha, madrinha de meu filho. Neide. Minha mais que irmã.. verdadeiramente, minha 'segunda mãe', minha mãe que me restou aqui na Terra!
E como está bem! Como fiquei feliz em ver, sentir, que está bem, linda, saudável! Que bom ter a chance de poder sentir a Família perto da gente! Como é bom ver minha Família bem, e minha 'mãe' tão bem, tão linda, tão cheia de Vida!
É claro que hoje foi um dia muito especial!
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
ICMBio participa do Dia do Policial Federal
Parcerias reforçam proteção do Parque Nacional do Iguaçu
(do blog do Pegoraro) A parceria entre o Governo do Paraná e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem sido fundamental para fortalecer as ações de proteção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e, principalmente, das áreas localizadas no entorno. O parque possui 185 mil hectares de mata preservada e abrange 16 municípios paranaenses.
“Durante este período também fica proibida a captura, transporte e armazenamento de espécies nativas, inclusive para fins ornamentais e a utilização de qualquer animal como isca, incluindo peixes e pesca subaquática”, explica o presidente do IAP, Volnei Bisognin. Ele faz um alerta para turistas que, para fugir da legislação brasileira, praticam a pesca no Paraguai e Argentina. “O produto da pesca oriundo de locais com o período de defeso diferenciado, ou de outros países, deverá estar acompanhado de comprovante de origem, sob pena de apreensão do pescado e dos equipamentos utilizados na pesca”, finaliza Volnei. segunda-feira, 15 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
Assim é a Vida!
sábado, 13 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Mamíferos não voadores da Rebio
Pesquisa na Rebio é Premiada
A Diretoria de Pesquisa do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) realizou nesta sexta-feira (5) a entrega dos prêmios aos autores dos melhores trabalhos apresentados na V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
sábado, 30 de outubro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Vai curtir as Cataratas neste domingo? Fique atento ao horário
(Do Blog do Pegoraro) Devido ao segundo turno das eleições presidenciais, no domingo, 31, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá às 10h e fechará às 18 horas. A medida visa garantir o direito ao voto em especial aos funcionários da concessionária. Nos demais dias do feriadão do Dia de Finados, de 30 de outubro a 2 de novembro, a unidade volta ao seu horário normal, que é das 9h às 17 horas.
Durante os quatro dias, o Parque Nacional do Iguaçu espera receber cerca de 30 mil turistas. A expectativa é baseada em pesquisas e na crescente procura dos turistas pelo atrativo em feriados combinados com fim de semana.
Para atender a essa demanda, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A organizam para o feriado um atendimento diferenciado e preveem reforço de funcionários, monitores, ônibus extras para o transporte dos turistas e guichês adicionais para a venda de ingressos.
SERVIÇO:
Horário de funcionamento do Parque Nacional do Iguaçu
30 de outubro (sábado): 9h às 17 horas
31 de outubro (domingo): 10h às 18 horas
1º de novembro (segunda-feira): 9h às 17 horas
2 de novembro (terça-feira): 9h às 17 horas
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
O céu e o inferno
Um homem, seu cavalo e seu cão caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar, se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido.
sábado, 23 de outubro de 2010
Estrada Boiadeira
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), José da Silva Tiago, anunciou nesta quinta-feira, 21, nova licitação para um trecho da Estrada Boiadeira, uma das mais antigas obras inacabadas do Paraná. O anúncio foi feito na presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, do deputado federal Fernando Giacobo, dos deputados federais eleitos Nelson Padovani e Zeca Dirceu, e de dezenas de prefeitos e lideranças da Comunidade dos Municípios de Campo Mourão (Comcam).Parque do Iguaçu terá rodovia recuperada
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, assinou o Edital de Licitação do DNIT, que prevê a recuperação de 12 quilômetros da BR 469 – no interior do Parque Nacional do Iguaçu, uma antiga reivindicação do trade turístico de Foz do Iguaçu. A via dá acesso às Cataratas do Iguaçu, local visitado anualmente por mais de 1 milhão de turistas.sábado, 16 de outubro de 2010
Os mamíferos do Parque Nacional Iguaçu
terça-feira, 12 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Aurora
Tenho um sonho. Aos outros, parece um devaneio distante. Sincero pensamento; não me importa os outros.
Dentro de minha alma, sonho forte. Não se torna inferior, nem se anula em razão de terceiros. Fortalece-se a cada nascer de Lua e Sol e, a cada descansar de Sol e Lua, sinto-me mais feliz.
Não sai de meus pensamentos a imagem de como será: em uma noite iluminada pelas infinitas estrelas graciosas, dois bobos sonhadores trocarão olhares apaixonados e esperarão por uma estrela cadente, à qual irão clamar por amor eterno.
Mas, e enquanto essa estrela não vier? Seria tempo suficiente para seus sentimentos enfraquecerem ao nada?
Tudo tende a enfraquecer. E quanto à esperança? Atrofiada de tanto uso fútil, nem todos acreditam nessa lenda. Existe? Funciona? Confiável?
Sim ou não, existem momentos em que, em toda sua extensão, o horizonte se torna o máximo escuro. Nesses momentos, surge a verdadeira esperança.
Revela-se, como anjo tímido.
Cria-se, embrião senil.
Retorna à vida, como fênix cansada. Afinal, todos precisam de um pingo de sua lágrima serena.
Hoje, sinto que um desses anjos está por perto, cuidando de mim. Uma luz que me guia, sem que eu a veja. Mas ainda há um buraco em minha alma. É a falta de nossos encontros, que encherão esta vacuidade dentro de mim. Em meio de dias e noites, saberei o que é estar satisfeito sem perceber.
Desejo, então, uma chance para viver. Viver. Tudo que preciso, desesperadamente, é você; anjo, minha estrela que virá. Estrela portadora de um obstáculo impertinente ao tempo, tal entidade perspicacíssima, extremo magnânimo que quase tudo cura, incapaz de desvanecer esse sentimento.
Esse sonho, aos poucos, deve se tornar real, precedendo memórias e viveres de um amor inesquecível.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Parque Nacional do Iguaçu recebe 103 mil visitantes em setembro
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Sonho Meu..
No meio do caminho
O avião Apoena
"Aeromodelo" irá monitorar desmatamento na Amazônia
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
IV Encontro Regional de Carros Antigos

sábado, 18 de setembro de 2010
"É CARLOS QUE HOJE É UM DIA ESPECIAL"
Hoje conheci meu cartunista número 1!

veja mas, Lukas gosta de Brahma e, confesso!, as de hoje estavam ótimas. Talvez pela companhia, por serem produzidas em Agudos, pelo 'rumo da prosa' mas, estavam ótimas!
homem como a gente, sem deixar de ser meu ídolo, preocupado com as pessoas que, assim como ele, passam por momentos muito difíceis. "Estou no céu"!, me disse Lukas ao contar o encontro que teve com um senhor às portas do Hospital do Câncer dia desses. "Eu quero entrar no Céu"!, pensei ao ve-lo relatar tal encontro.sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Oficina de Diagnóstico
Nos dias 9 e 10 de setembro de 2010, no auditório do Sindicato Patronal Rural de Tuneiras do Oeste, Paraná, foi realizada a Oficina de Diagnóstico Social Participativo da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas. Estiveram presentes na abertura vereadores, servidores da Rebio, representantes do ICMBio e do Ibama e o presidente do Sindicato Patronal dos Trabalhadores Sr. Mário Toscano Filho, que cedeu o local para a oficina e fez uso da palavra colocando as demais dependências do Sindicato a disposição dos presentes e, após, enalteceu o evento. Em seguida o Chefe da Rebio, Carlos Alberto De Giovanni, agradeceu a presença de todos e o apoio dos parceiros, destacando a importância da oficina no processo de construção do Plano de Manejo da Reserva. Na seqüência as analistas ambientais Carina Tostes Abreu e Carolina Fritzen representantes da Coordenação de Plano de Manejo, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deixaram sua mensagem e torcida pelo sucesso da oficina.domingo, 12 de setembro de 2010
sábado, 11 de setembro de 2010
A Máquina do Mundo
E como se eu palmilhasse vagamente uma estrada de Minas, pedregosa, e no fecho da tarde um sino rouco se misturasse ao som de meus sapatos que era pausado e seco;
e aves pairassem no céu de chumbo, e suas formas pretas lentamente se fossem diluindo na escuridão maior, vinda dos montes e de meu próprio ser desenganado, a máquina do mundo se entreabriu para quem de a romper já se esquivava e só de o ter pensado se carpia.
Abriu-se majestosa e circunspecta, sem emitir um som que fosse impuro nem um clarão maior que o tolerável pelas pupilas gastas na inspeção contínua e dolorosa do deserto, e pela mente exausta de mentar toda uma realidade que transcende a própria imagem sua debuxada no rosto do mistério, nos abismos.
Abriu-se em calma pura, e convidando quantos sentidos e intuições restavam a quem de os ter usado os já perdera e nem desejaria recobrá-los, se em vão e para sempre repetimos os mesmos sem roteiro tristes périplos, convidando-os a todos, em corte, a se aplicarem sobre o pasto inédito
da natureza mítica das coisas, assim me disse, embora voz alguma ou sopro ou eco ou simples percussão atestasse que alguém, sobre a montanha, a outro alguém, noturno e miserável, em colóquio se estava dirigindo:
"O que procuraste em ti ou fora de teu ser restrito e nunca se mostrou, mesmo afetando dar-se ou se rendendo, e a cada instante mais se retraindo, olha, repara, ausculta: essa riqueza sobrante a toda pérola, essa ciência sublime e formidável, mas hermética, essa total explicação da vida, esse nexo primeiro e singular, que nem concebes mais, pois tão esquivo se revelou ante a pesquisa ardente em que te consumiste... vê, contempla, abre teu peito para agasalhá-lo.”
As mais soberbas pontes e edifícios, o que nas oficinas se elabora, o que pensado foi e logo atinge distância superior ao pensamento, os recursos da terra dominados, e as paixões e os impulsos e os tormentos e tudo que define o ser terrestre ou se prolonga até nos animais e chega às plantas para se embeber no sono rancoroso dos minérios, dá volta ao mundo e torna a se engolfar, na estranha ordem geométrica de tudo, e o absurdo original e seus enigmas, suas verdades altas mais que todos monumentos erguidos à verdade:
e a memória dos deuses, e o solene sentimento de morte, que floresce no caule da existência mais gloriosa, tudo se apresentou nesse relance e me chamou para seu reino augusto, afinal submetido à vista humana.
Mas, como eu relutasse em responder a tal apelo assim maravilhoso, pois a fé se abrandara, e mesmo o anseio, a esperança mais mínima — esse anelo de ver desvanecida a treva espessa que entre os raios do sol inda se filtra;
como defuntas crenças convocadas presto e fremente não se produzissem a de novo tingir a neutra face que vou pelos caminhos demonstrando, e como se outro ser, não mais aquele habitante de mim há tantos anos, passasse a comandar minha vontade que, já de si volúvel, se cerrava semelhante a essas flores reticentes em si mesmas abertas e fechadas;
como se um dom tardio já não fora apetecível, antes despiciendo, baixei os olhos, incurioso, lasso, desdenhando colher a coisa oferta que se abria gratuita a meu engenho.
A treva mais estrita já pousara sobre a estrada de Minas, pedregosa, e a máquina do mundo, repelida, se foi miudamente recompondo, enquanto eu, avaliando o que perdera, seguia vagaroso, de mãos pensas.
Código Florestal: Relatórios e anexos
(Fonte: Frente Parlamentar Ambientalista - http://www.frenteambientalista.org)
Veja o relatório e os anexos do Código FlorestalAcademia de treinamento do ICMBio completa primeiro aniversário
Estrutura, localizada na Floresta Nacional de Ipanema, em São Paulo, já treinou quase mil servidores do Instituto Chico Mendes (Ascom/ICMBio) A Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), centro de treinamento e capacitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Iperó/SP, completa o primeiro aniversário. Para comemorar a data, será inaugurada uma placa comemorativa, nesta quarta-feira (08/09), às 16h, que ficará junto à cápsula do tempo, que contém os objetivos e metas institucionais acondicionados numa caixa metálica hemerticamente fechada, depositados simbolicamente na inauguração. A Acadebio iniciou suas atividades em 2009, com a capacitação de 156 analistas ambientais, aprovados em concurso realizado para o Instituto Chico Mendes, consolidando a estratégia institucional da capacitação continuada. Desde então, quase mil servidores passaram por cursos de formação ou de atualização. Dois prédios, com área total de 10 mil metros quadrados, projetados pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, abrigam as atividades principais dos treinamentos e capacitação. No primeiro deles, estão as salas administrativas, de aula e de informática, além do auditório, tatame para atividades físicas e espaço de jogos de salão. Numa segunda edificação, ficam o alojamento, refeitório e lavanderia, com capacidade para atendimento de 200 pessoas. Há ainda campo de futebol, quadra de vôlei e espaços específicos para cada tipo de treinamento. A Acadebio está instalada na Floresta Nacional de Ipanema, mas dispõe de corpo técnico próprio, sendo uma unidade avançada com autonomia administrativa. Em 2010, passaram por treinamento e capacitação 576 servidores públicos federais, incluindo 74 dos recém contratados do ICMBio e veteranos em processo de atualização. As temáticas de cada curso foram tão diversificadas quanto as necessidades para o trabalho de excelência, que é a meta institucional: Oficina de Fiscalização com 26 participantes, Curso de Ferramentas Econômicas para a Gestão de Unidades de Conservação com 30 participantes, Curso de Formação de Instrutores de Brigadas com 30 participantes, Curso de Atualização em Armamento e Tiro com 112 participantes, I Módulo do Curso de Gestão Participativa com 46 participantes, treinamento da metodologia de Rappam com 197 participantes e Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação com 74 participantes, além da Reunião de Planejamento Estratégico do Instituto Chico Mendes com 61 pessoas, incluindo presidência e diretorias. No planejamento anual de 2010 da Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), estão previstos ainda para este ano:
| Setembro 2010 | Outubro 2010 | Novembro 2010 | Dezembro 2010 |
| 2o Módulo de Gestão Participativa | Crédito Rural | Treinamento de Armamento e Tiro – seis turmas | Formação de Gestores |
| Formação de Instrutores | Nichos Ecológicos | SPP Exot. Inv. | Via. Pop. Planta |
| Crédito Rural | Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite – PREPS |
Est. Conservação |
|
| Programa de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite – PREPS | II Ciclo de Gestão Administrativa e Financeira | V e VII Módulo de Gestão Participativa |
|
| I Ciclo de Gestão Administrativa e Financeira | Programa de Análise de Viabilidade Populacional de Espécies Ameaçadas - VORTEX |
ENCEA – Educação Ambiental |
|
| II Ciclo de Gestão Administrativa e Financeira | Curso da Diretoria de Planejamento – DIPLAN | Conservação de Patrimônio Mundial |
|
|
| Oficina da Coordenadoria de Planejamento - COPLAN |
Geoprocessamento – Módulos A e B |
|
|
| Crédito Rural | Plano de Manejo |
|
|
| Plano de Ação de Espécies Ameaçadas | Conservação – CENAP |
|
|
| IV Módulo de Gestão Participativa | Formação em Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação |
|
|
| Reunião técnica: Pinguins de Magalhães |
|
|







