sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"Aeromodelo" irá monitorar desmatamento na Amazônia

Um aviãozinho não tripulado, medindo 2,5 m de uma ponta à outra das asas e pesando 38 kg, vai ajudar a monitorar o desmatamento na floresta amazônica.
Criada por brasileiros, a aeronave foi batizada de Apoena. Ela irá coletar dados e capturar imagens em alta resolução da Amazônia, permitindo que especialistas analisem a área desmatada com mais precisão que a permitida por outros métodos.
O avião decola como se fosse um aeromodelo comum, com alguém controlando seus movimentos. Após ganhar altitude, passa a voar de forma independente, sendo guiado por controles pré-programados.
"O avião tem um sistema que o permite voar de forma autônoma. Existe um centro de controle em terra, mas as intervenções geralmente só são feitas em casos atípicos, como chuva forte ou presença de animais", afirma Giovani Amianti, da XMobots, empresa que desenvolveu o projeto da aeronave.
A primeira fase dos testes de voo começa amanhã e, segundo Amianti, o avião irá iniciar o monitoramento da mata em novembro.
A primeira atuação do Apoena na Amazônia será a fiscalização das atividades de uma empresa que opera na floresta. A companhia irá enviar os dados obtidos ao Ibama, que vai verificar se ela está ou não desmatando além do limite permitido.

Nenhum comentário: