terça-feira, 21 de julho de 2009

Si non è vero è benne trovato

"A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha nas brincadeiras de quando era criança".
"Falar muito de sí mesmo, pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é".
"'O conhecimento pelo conhecimento' - eis a última armadilha tramada pela moral: é assim que se acaba por envolver-se nela de novo completamente".
"O cinismo é a única forma sob a qual as almas vulgares se aproximam do que seja a honestidade; e o homem superior terá os ouvidos atentos para todo o cinismo grosseiro ou sutil e se felicitará toda vez que um bufão sem pudor ou sátiro da ciência prosear diante dele".
"É terrível morrer de sede no mar. Deve-se, portanto, salgar a verdade, de modo que não estanque nunca mais a sede!"
"A diversidade dos homens se mostra não apenas na diversidade das suas tábuas de bens, isto é, no fato de que dos bem diversos como desejáveis e que estejam em desacordo quanto ao valor maior ou menor, quanto à hierarquia dos bens reconhecidos por todos – ela se mostra mais ainda no que consideram que é ter e possuir verdadeiramente um bem".
"O encanto do conhecimento seria diminuto se, para atingi-lo, não houvesse tanto pudor a vencer".
"Os pais fazem dos filhos, involuntariamente, algo semelhante a eles – a isso denominam 'educação'; nenhuma mãe duvida, no fundo do coração, que ao ter seu filho pariu uma propriedade; nenhum pai discute o direito de submeter o filho aos seus conceitos e valorações".
"Conselho em forma de adivinha: 'Se não quiseres que o laço se parta, é preciso segura-lo com os dentes'".
"A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".
"Independência é algo para bem poucos: - é prerrogativa dos fortes. E quem procura ser independente sem ter a obrigação disso, ainda que com todo o direito demostra que provavelmente é não apenas forte, mas temerário além de qualquer medida. Ele penetra num labirinto, multiplica mil vezes os perigos que o viver já traz consigo; dos quais um dos maiores é que ninguém pode ver como e onde se extravia, se isola e é despedaçado por algum Minotauro da consciência. Supondo que alguém assim desapareça, isto ocorre tão longe do entendimento dos homens que eles não sentem nem compadecem: - e ele não pode voltar! Já não pode retornar sequer para a compaixão dos homens!"
"O que se faz por amor sempre acontece além do bem e do mal".
"Wer mit Ungeheuern kämpft, mag zusehn, dass er nicht dabei zum Ungeheuer wird. Und wenn du lange in einen Abgrund blickst, blickt der Abgrund auch in dich hinein." Tradução Livre e Simplificada de Thiago De Giovanni: "Quem luta com monstros deve cuidar para não se tornar um. Quando se olha muito tempo pro abismo, o abismo olha dentro de ti".
Jenseits von Gut und Bose (Além do Bem e do Mal)
Friedrich Nietzsche

Nenhum comentário: