sexta-feira, 10 de julho de 2009

Cataratas do Iguaçu confirmadas no top 77

As Cataratas do Iguaçu foram confirmadas nesta quinta-feira (9) entre as 77 candidaturas que mais obtiveram votos na etapa semifinal da eleição das Novas Sete Maravilhas da Natureza. Com isso, a atração visitada por mais de 2 milhões de turistas ao ano está habilitada a participar da seleção dos 28 sítios finalistas, que será feita por um grupo de especialistas indicado pela Fundação New 7 Wonders, organizadora da disputa. O anúncio das candidaturas finalistas ocorrerá no próximo dia 21, na página de Internet da Fundação New 7 Wonders (new7wonders.com). Além das Cataratas do Iguaçu, representando o Brasil, continuam com chances de chegar à grande final a Amazônia e o arquipélago de Fernando de Noronha. Entre as atrações argentinas que disputaram a semifinal, somente as Cataratas alcançaram o top 77. A relação das candidaturas integrantes do top 77 pode ser conhecida neste link (new7wonders.com/nature/en/nominees/top77). A votação obtida pelos sítios na semifinal não é revelada. Mas, segundo a Fundação New 7 Wonders, o número de votos conquistados na etapa anterior não será considerado pelos julgadores. No último dia em que a votação foi possível, o site votecataratas.com foi visitado por mais de 15 mil internautas. Até o último ranking divulgado, as Cataratas do Iguaçu ocupavam o terceiro lugar na categoria “lagos, rios e quedas d’água”. As chances das Cataratas do Iguaçu figurarem entre as finalistas, porém, aumentaram consideravelmente com a exclusão de fortes adversários, como o Rio Ganges e as Cataratas Vitória e do Niágara, que não organizaram um comitê local de apoio, condição exigida pelos organizadores para se tornar uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. “A nossa organização foi fundamental para alcançarmos essa pré-classificação para a final. Ainda em 2008, criamos o nosso comitê. E a Fundação New 7 Wonders entendeu a seriedade da nossa candidatura. Lançamos um site de Internet, tivemos o apoio das autoridades e assim estabelecemos uma estratégia de divulgação que abrangeu 27 países desde o ano passado”, observa o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, um dos organizadores do comitê. Já Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação de Itaipu Binacional e também integrante do comitê, ressalta o papel dos parceiros no sucesso da campanha Vote Cataratas. “Estamos conseguindo uma mídia espontânea fantástica para a campanha, o que contribui não somente para a votação, mas também coloca a cidade de Foz do Iguaçu em evidência e favorece diretamente o turismo local”, afirma. (Do Blog do Pegoraro)

Nenhum comentário: