terça-feira, 7 de julho de 2009

Rebio das Perobas inicia seu Conselho Consultivo

A primeira reunião geral para a Formação do Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas foi realizada nesta segunda-feira (6), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC). Nesta reunião, foram apresentados o arcabouço legal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o projeto para a formação do conselho, os objetivos do Conselho, bem como a primeira proposta de constituição das instituições conselheiras.
Representantes de diversas instituições e municípios participaram da reunião. A formação do Conselho será composto por órgãos públicos e representantes da Sociedade Civil.
A Reserva Biológica das Perobas é uma das 304 unidades federais de conservação da natureza administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Seu Conselho Consultivo será formado para que, junto com a Comunidade de seu entorno, sua gestão seja democrática e participativa, na busca de soluções dos problemas e desafios que se impõem no dia a dia de sua existência. O prefeito de Cianorte, Edno Guimarães, destacou a função dos membros que serão escolhidos para o Conselho Consultivo: “Não adianta desenvolver a parte econômica do município e esquecer dessas riquezas naturais que estão no nosso entorno. É importante a formação deste conselho com pessoas que pensem no futuro, respeitando a importância do desenvolvimento, mas também do meio ambiente. Não podemos ser radicais para nenhum dos lados”.
Desta reunião, foram definidas as reuniões setoriais, onde serão definidas as representações institucionais, bem como os representantes dessas instituições, que formarão o Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas (CORPE), com mandato de dois anos.
Até o final de agosto próximo o CORPE estará formado.

Nenhum comentário: