terça-feira, 7 de julho de 2009

Cansa.... mas, não desisto!

Deve ser muito difícil ser técnico de futebol no país do futebol, onde cada habitante se entende ser técnico de futebol!
É muito difícil trabalhar com e para o Meio Ambiente num país onde cada habitante se entende ambientalista, se pretende entender de Meio ambiente e, o que é pior, se entende saber de Meio Ambiente, sempre, mais que você, que é pago, por cada habitante, para cumprir a função de trabalhar com e para o Meio Ambiente.
Cansa...
Cansa encontrar na internet tanta informação desencontrada... tanta informação direcionada, tanta informação dissimulada...
Cansa encontrar na internet tanto cidadão com "expertise" em Meio Ambiente, dando 'pitacos' em todo quanto é blog, jornaleco e, até, páginas de ONGs sérias e outras que não o são, mas que querem aparentar ser...
Cansa...
O que tem de cidadão que entende de Amazônia, tráfico de animais silvestres, de corrupção, desmatamento, de combate à caça, mudanças climáticas, substâncias químicas tóxicas, de poluição e licenciamento ambiental, é uma grandeza! A maioria acha que ter um papagaio não registrado em casa, jogar lixo em qualquer lugar, não ter reserva legal em sua propriedade rural, poder ouvir um 'sonzinho' em seus carros cheios de cornetas e 'twitters' é 'de direito', não faz mal... é normal!
Ah!.... Cansa! Meio Ambiente nos olhos dos outros ser refresco.... Cansa!
Mais Humildade! Mais Humanidade! Mais Verdade! Mais Cidadania!... Por favor!
Mas, não desisto!
Vamos parar de olhar para nosso umbigo! Ou pior, pensar só nos nossos escusos interesses!!
Vamos estudar! Vamos buscar a real informação! Vamos aprender! Vamos parar de apenas replicar o que a midia, qualquer que ela seja, diz! Todos nós! Eu, você, cada um de nós! Estudar, aprender, refletir, humanizar e coletivizar, claramente, nossas intenções e, aí sim!, replicar nossas reflexões, nossos conhecimentos, nossas existências.
É preciso conhecer para preservar! Além de conhecer para preservar, é preciso conhecer para falar, comentar, criticar!
Há muito, mas muito, por fazer ainda! E gostaria de convidar todos que queiram mais do que apenas criticar, apenas falar porque 'ouviu dizer' ou porque 'acha', a conhecer, verdadeiramente, o tema 'Meio Ambiente'... e todos os seus meandros.
Assim, todo aquele que não for 'ambientalista de ar-condicionado, de papel e bulas' poderá fazer parte da solução, não do problema!
"Quem ve pouco, ve sempre muito pouco; quem ouve mal, ouve sempre algo a mais". Friedrich Nietzsche

2 comentários:

Rosemare Skiba disse...

Prezado Carlos,

Sei que voce tem razão!
E por isso, sugiro, que continue, sempre, auxiliando as pessoas que acompanham seu blog e o Boletim da Rebio a estarem mas "sabidas" no quesito "Meio Ambiente".
Gostei da matéria e me solidarizo a você em sua queixa.
GRande Abraço

Rosemare Skiba

marino disse...

Caro Carlos.
Concordo plenamente com vc. Recentemente escrevi um artigo em que questionava a atitude de alguns que insiste em identificar culpadas, mas esquecem de dar sua contribuição para a luta. Fica na retórica e abandona a prática. Ainda propus uma séria reflexão do movimento ambientalista a fim de que se possa buscar alternativas conjuntas para o enfrentamento, sobretudo, aos setores atrasados da sociedade que pretendem precarizar as leis ambientais brasileiras.
Grande abraço.
Marino