sábado, 11 de julho de 2009

aquaIGUAÇU no ENEEAMB

Os graduandos de Engenharia Ambiental da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) Cristiano Rafael de Souza, estagiário do Programa aquaIGUAÇU, e Franciele Guilhardi, secretaria da Escola Parque, do Parque Nacional do Iguaçu, desenvolvem a "Eficiência do Tratamento de Efluentes de Modelo Compacto", avaliando a estação de tratamento (ETE) de modelo compacto da concessionária do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Helisul Táxi Aéreo, sob orientação dos biólogos Luiz Henrique Gollin, Gerente Ambiental da Helisul, e Fernanda de Almeida Gurski, Técnica de Controle Ambiental do Programa aquaIGUAÇU. Esse modelo de estação é uma alternativa para locais que dispõe de pouco espaço para instalação. E tem como princípio o tratamento biológico, processado em diferentes etapas: tratamento anaeróbio e aeróbio, seguidos por caixas de areia, carvão ativado para retenção de sólidos em suspensão e a desinfecção por cloração. O efluente final é utilizado para irrigação de hortaliças.
“A estação avaliada apresentou um bom desempenho e eficiência no tratamento de efluentes doméstico. Contudo, há de se realizar sua constante manutenção, para otimização do processo e evitar irregularidades que interfiram na qualidade do efluente final gerado”, afirma Cristiano.
O Trabalho será apresentado no I CICEEA (Congresso de Iniciação Científica e Extensão da Engenharia Ambiental) evento do VII ENEEAmb (Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental), em Viçosa, Minas Gerais. O CICEEA tem como objetivo difundir os conhecimentos obtidos por intermédio de projetos desenvolvidos por estudantes de Engenharia Ambiental e áreas afins e permitir a troca de experiências construídas ao longo dos cursos. Procura ressaltar a importância da relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão para as universidades e para a formação de futuros profissionais. Com abrangência nacional, o CICEEA inclui projetos de Extensão e Pesquisa inseridos na temática ambiental e desenvolvidos em diversas Instituições de Ensino Superior e organizações correlatas do Brasil.

Nenhum comentário: