sábado, 28 de janeiro de 2012

Notícias da Terrinha

A cidade de Guaraçaí, Estado de São Paulo (minha cidade natal), vem desenvolvendo duas importantes campanhas ambientais: "Não deixe a queimada urbana apagar o verde de Guaraçaí" e "Adote uma árvore".

A primeira campanha tem a finalidade de combater as queimadas na área urbana, informando o cidadão quanto aos riscos à saúde, canais de denúncia e penalidade que o infrator pode sofrer.

Na cidade ainda há pessoas que queimam desde lixo nos quintais (folhas, galhos, entulhos) até a limpeza de terrenos não construídos.

Na época das águas esse problema reduz, mais durante o período de estiagem a Equipe da Vigilância Sanitária e o Conselho Municipal de Meio Ambiente intensificam a fiscalização.terrenos não construídos.

A lei de crimes ambientais (art. 54) prevê punições para esse tipo de crime, no âmbito municipal a lei n.º 2.432/10 também prevê multas para essa prática inaceitável.

A campanha adote uma árvore vem sendo desenvolvida pela Instituição Polícia Mirim que há vários anos tem se dedicado a plantar e cuidar das árvores públicas da cidade de Guaraçaí.

A campanha tem por finalidade sensibilizar o cidadão que não basta plantar uma árvore, é necessário cultivá-la.

A campanha aborda os principais benefícios à saúde que uma árvore pode promover, como por exemplo, a umidade do ar. Uma árvore grande pode transpirar até 40 litros de água por dia.

Essas campanhas integram o conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas no município de Guaraçaí desde 2008 quando a municipalidade aderiu ao programa município verde, agora denominado verde azul.

(Fonte: http://www.folhadeguaracai.com.br/Mostra.asp?Noticias=217&Classe=Guara%E7a%ED)

Nenhum comentário: