sábado, 28 de janeiro de 2012

Criação Racional de Abelhas Nativas sem Ferrão

Criação Racional de Abelhas Nativas sem Ferrão - Meliponicultura: Uma atividade essencialmente Agroecológica.

"Responsáveis pela polinização de até 90 % das espécies vegetais nativas e de forma direta ou indireta por 65% dos alimentos consumidos pela espécie humana, as abelhas sem ferrão (também denominadas “indígenas” ou “nativas”) estão seriamente ameaçadas de extinção, devido a práticas como o desmatamento, uso intensivo do solo, o monocultivo, uso indiscriminado de agrotóxicos e outros produtos químicos, sementes geneticamente modificadas ou a combinação destas, que por sua vez provocam alterações climáticas, poluição ambiental, a diminuição da biodiversidade, escassez de flores e a consequente redução de alimento apícola.

As consequências da diminuição, ou pior, da extinção das abelhas, podem ser catastróficas segundo citação atribuída ao físico alemão Albert Einstein: "SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA, A HUMANIDADE TERÁ APENAS MAIS QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA. SEM ABELHAS NÃO HÁ POLINIZAÇÃO, NÃO HÁ REPRODUÇÃO DA FLORA, SEM FLORA NÃO HÁ ANIMAIS, SEM ANIMAIS NÃO HAVERÁ RAÇA HUMANA".

Além do aspecto ambiental, a Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão, quando desenvolvida com critérios e responsabilidade, pode revelar-se uma interessante opção de renda para as propriedades rurais e até para algumas urbanas e representar um atrativo a mais nas propriedades integrantes de circuítos de turismo rural".

Pela sua importância ambiental, cultural e social, o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia incluiu a Meliponicultura entre suas linhas de ação e estará promovendo cursos sobre o tema nos dias 14,15,16 e 17 de fevereiro/2012, para o qual convidamos os agricultores, técnicos, professores, estudantes, ambientalistas e demais interessados a participar e divulgar.

Serão abordados aspectos como a diferença entre a Apis melífera e a Meliponidae; sua distribuição geográfica, tipos de ninho, estrutura das colônias de meliponídeos, técnicas de captura, transferência e divisão de colônias, instalação de meliponários, predadores, os produtos e funções das abelhas, o aproveitamento do mel, entre outros.

Inscreva-se e participe. Divulgue e faça parte desta cruzada para o resgate e preservação destas importantes espécies polinizadoras.

Maiores informações e inscrições:

Telefone: (41) 3544-8113 (Josiane Moeller)

Nenhum comentário: