domingo, 22 de janeiro de 2012

A Copa do Mundo de 2014

"O Brasil se prepara para sediar um dos eventos mais importantes do mundo. O mais atraente campeonato mundial de futebol – a Copa do Mundo de 2014.
Mais do que preparar sua seleção de canarinhos, o País precisa com urgência, sanar alguns gargalos estruturais, tais como: estádios, aeroportos, estradas, entre outros. Resolver em pouco tempo todos estes problemas é tarefa das mais difíceis, para não dizer impossível, pois a falta de investimentos neste setor é secular. Talvez tenha sido mais fácil ao nosso rei Pelé completar seu milésimo gol durante sua carreira futebolística, do que reformar e investir neste pequeno espaço de tempo em estádios de futebol e em toda a infra-estrutura acessória ao mega evento.
O governo brasileiro, através de seus ministros, diz que a tarefa será conduzida da melhor maneira possível, com liberação de recursos financeiros e principalmente, com recursos da iniciativa privada: clubes de futebol, bancos, investidores e patrocinadores. Um evento mundial como este é sempre bem vindo ao País que o hospeda. Muitas vezes, coloca-se os demais problemas por debaixo do tapete, pelo menos durante o tempo que serão realizadas as disputas com a “redonda”. O Ministério do Turismo estima que serão mais de 600 mil visitantes e turistas estrangeiros que virão ao Brasil durante a competição e que os euros, dólares, pesos ou qual for a moeda, serão bem vindas para aquecer ainda mais a economia do País. Sem dúvidas, o governo Lula deixou um legado muito importante para o País, o controle da inflação, geração de emprego e renda e principalmente um otimismo renovado no povo brasileiro. E ainda, de sobra, dois importantes trunfos esportivos: a copa do mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Paralelamente a estas projeções de futuro,o Ministério do Turismo, que acaba de trocar seu ministro por suspeitas de corrupção, anunciou que a cidade de Foz do Iguaçu, localizada no oeste do Estado do Paraná e onde se localiza o Parque Nacional do Iguaçu, com suas reconhecidas belezas cênicas e naturais, é o segundo destino nacional a receber turistas estrangeiros do País, depois apenas do Rio de Janeiro. Título importante para esta cidade do interior do País com 270 mil habitantes e para o Parque Nacional, haja vista que no ano de 2011, aproximadamente, 1,4 milhões de visitantes estiveram nas Cataratas do Iguaçu, um índice de dez por cento do que as bilheterias anotaram no ano de 2010, considerado até então, o recorde histórico de visitantes. O Parque Nacional é considerado o grande indutor do turismo da região e do Estado do Paraná, bem como se consolida cada vez mais como grande carreador de turistas estrangeiros ao País. O que sem dúvidas, é uma grande notícia, pois somado ao crescimento interno do turismo, só no Parque são mais de vinte por cento de brasileiros do que no mesmo período do ano passado, confirma-se a excelente fase que vive o turismo no Brasil e principalmente no Parque Nacional do Iguaçu, contribuindo assim para sua conservação e sustentabilidade". Jorge Luiz Pegoraro - Chefe do Parque Nacional do Iguaçu/Brasil

Nenhum comentário: