sexta-feira, 3 de abril de 2009

Sobre o 3° Ano da Rebio das Perobas

(Do Blog do Marino)
"No dia 20 de março p.p., participei do evento comemorativo ao 3º ano de criação da Reserva Biológica das Perobas, que ocorreu no município de Tuneiras do Oeste, onde se localiza a sede da Rebio.
Além do chefe da Unidade de Conservação, Carlos De Giovanni, estiveram presentes o atual Superintendente do Ibama, José Álvaro Carneiro, o Assessor para Assuntos Comunitários da PUC, Francisco Carlos De Marchi e autoridades do município – prefeito e vereadores, representante da Força Verde/Polícia Militar e do Sindicato patronal rural daquela cidade. Mas, quem roubou mesmo a cena foram os estudantes que lotaram as dependências da Câmara Municipal. Participaram ativamente do evento que acabou tendo forte inclinação na educação ambiental.
Carlos De Giovanni apresentou o histórico da Rebio das Perobas e projetou o futuro com boas notícias, inclusive sobre o aporte que os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte receberão a título de ICMS ecológico, assim que ultimados os trabalhos de regularização fundiária, cujo processo está em curso, sendo que o edital para a compensação ambiental de áreas de reserva legal já estava pronto, aguardando tão somente o sinal positivo de Brasília para a sua publicação. Além disso, apresentou em detalhes a “Operação biXo” contra o tráfico de animais silvestres e corte ilegal de palmito no interior da Rebio.
Não me contive e usando da palavra fiz um relato sobre o processo de criação da Rebio que se deu juntamente com a criação de mais 4 Unidades de Conservação Federais no Paraná. Um momento ímpar e significativo da vida dos paranaenses. O dado mais interessante que registrei foi o processo de negociação que se estabeleceu entre o Ibama, MMA, Comissão de Técnicos proponente da criação das UCs e a Comissão de Membros representantes da comunidade de Tuneiras do Oeste e que possibilitou uma melhor delimitação da área da Rebio e evitou conflitos no campo administrativo e jurídico. A Rebio das Perobas foi algo “querido” por todos os interessados.
José Álvaro Carneiro, Superintendente do Ibama/PR., fez referência ao 3º Aniversário da Rebio e apresentou aos presentes o recém lançado Programa Integrado de Combate ao Desmatamento da Floresta com Araucárias no Paraná. Esse programa tem a missão de impedir o avanço do desmatamento ilegal dos últimos remanescentes daquele ecossistema seriamente ameaçado de extinção. Para tanto, contará com a participação integrada do IBAMA, IAP, Força Verde e Polícia Federal.
Após seguiu-se um almoço de confraternização em que um dos pratos servidos era a base de palmito (pupunha, é claro)."
Marino Elígio Gonçalves.

Nenhum comentário: