quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coordenação Regional Sul do ICMBio

Florianópolis (31/03/09) - O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, acaba de anunciar oficialmente, durante entrevista coletiva à imprensa de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (31), na Estação Ecológica Carijós, a escolha da cidade de Florianópolis como sede da Coordenação Regional (CR) Sul do Instituto. “Estamos montando uma estrutura enxuta e eficiente para administrar os mais de 2 milhões de hectares de unidades de conservação nos três estados da Região Sul”, disse o presidente.
Antes, Rômulo concedeu entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da RBS (Globo) e SC no Ar (Record). Ao meio-dia, falou sobre a CR Sul para o SBT. À tarde, ele participa, em Blumenau, no interior do Estado, do lançamento do plano de manejo do Parque Nacional da Serra do Itajaí.
A Coordenação Regional Sul do ICMBio vai ficar responsável pela articulação da gestão de todas as 39 unidades de conservação existentes nos três estados do Sul do País (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O coordenador será o analista ambiental Ricardo Castelli, que vinha ocupando o cargo de coordenador do Bioma Costeiro Marinho do Instituto, em Brasília.
A Coordenação terá sob a sua jurisdição importantes unidades de conservação da região, como o Parque Nacional de Foz do Iguaçu (PR), que com suas cataratas é o mais visitado do Brasil; o Parque Nacional da Serra do Itajaí (SC), maior núcleo de Mata Atlântica em área contínua do País; e o Parque Nacional Aparados da Serra (RS), um dos seis parques do País incluídos no programa de ecoturismo do governo federal.
COLETIVA – Ainda na coletiva, Rômulo anunciou medidas de estruturação do Parque Nacional da Serra do Itajaí, como as três primeiras indenizações de propriedades no interior do parque, que vão custar R$ 1,5 milhões; a conclusão do plano de manejo, que prevê o uso turístico da unidade; e a realização de duas pesquisas importantes para a gestão ambiental na Serra do Itajaí (predadores e avifauna).
Ele falou também sobre como anda o processo de instalação da primeira reserva de fauna do Brasil, que vai ficar na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. Segundo Rômulo, agora em abril, o ICMBio entrega à Justiça os estudos socioeconômicos que embasam a criação da unidade. “Com isso, o processo, que está subjudice, deve ser destravado e convocadas novas audiências públicas”, afirmou o presidente.
(Fonte: Ascom/ICMBio)

Nenhum comentário: