sábado, 8 de janeiro de 2011

Olhando a Origem

Guaraçaí é uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo e está localizada na mesorregião de Araçatuba e microrregião de Andradina, além de fazer limite com os municípios de Andradina, Junqueirópolis, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência e Pereira Barreto.
Guaraçaí, que vem do tupi coaracy ("Sol"), é hoje considerada a Capital do Abacaxi no Estado de São Paulo, também popularmente denominada como a ‘Terra do Abacaxi’.
Guaraçaí foi inicialmente habitada pelo capitão João Machado de Souza e sua família, nas terras situadas a oeste de Valparaíso, fundando, em 1925, o patrimônio denominado Fazenda João Machado. Com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), em 1936, o povoado se desenvolveu e foi elevado à categoria de distrito do município de Andradina, em 30 de novembro de 1938. Tornou-se município, posteriormente, em 24 de dezembro de 1948.
Seu aniversário é comemorado em 12 de outubro. Os moradores da cidade são denominados guaraçaienses e hoje são, aproximadamente, 8.505.

Nenhum comentário: