sábado, 8 de janeiro de 2011

Olhando o Presente

Tuneiras do Oeste, antes de ser colonizado, já era frequentado por tropeiros deste o início do século XX, em razão do município ser cortado pela famosa estrada boiadeira, que até hoje não foi asfaltada.
Na década de quarenta iniciou-se a colonização através de títulos de terras concedidos pelo Estado do Paraná e muitos paranaenses da região sul do Estado migraram para Tuneiras, desbravando a floresta.
A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná passou a colonizar parte considerável do município, tanto da zona rural como da zona urbana. A Estrada Boiadeira dividia as terras colonizadas pelo Estado do Paraná daquelas colonizadas pela empresa.
A partir da década de cinquenta a colonização se intensificou, com migrantes vindos dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e de vários Estados do Nordeste. A economia se baseava na extração da madeira e cultura do café e o município encontrou seu auge na década de sessenta, quando chegou a ter 40.000 habitantes, quase todos morando na zona rural.
A partir da década de setenta, Tuneiras do Oeste passou a perder população. A exploração de madeira já havia perdido força e um rigoroso inverno arrasou a lavoura cafeeira. Assim, a população reduziu-se para menos de 8.000 habitantes atualmente.
Em 20 de março de 2006 foi criada a Reserva Biológica das Perobas, Unidade Federal de Conservação da Natureza, entre os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, com o objetivo de preservar o remanescente de Floresta Estacional Semidecidual e sua fauna associada, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades controladas de educação ambiental.
(Fonte: Wikipédia)

Nenhum comentário: