quinta-feira, 1 de abril de 2010

Primeira Reunião Ordinária do CORPE

Dia 29 de março último foi realizada a Primeira Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Reserva Biológica das Perobas – CORPE que, juntamente com a abertura da Mostra Fotográfica, comemoram o quarto aniversário de criação desta Unidade Federal de Conservação da Natureza. Carlos De Giovanni, presidente do CORPE, iniciou a reunião apresentando a Portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que criou oficialmente o CORPE, relatando o histórico do processo de instalação do CORPE.
As instituições e órgãos que compõem o Conselho foram apresentados, bem como as pessoas que as representam. O presidente deu posse aos conselheiros e ao Procurador da República, mediador do Conselho, com a entrega de certificado e um conjunto de materiais de divulgação de algumas das instituições conselheiras; e relembrou que a atividade de conselheiro não é remunerada, e se reveste de relevante interesse público.
Durante a reunião foi debatido, discutido alterações necessárias e aprovado, por aclamação, o Regimento Interno do CORPE.
Antonio Guilherme Cândido da Silva, Analista Ambiental do ICMBio, lotado na Rebio das Perobas, foi indicado pelo presidente para a Secretaria Executiva do CORPE. A Vice-presidência será eleita por votação da Plenária entre os conselheiros titulares.
Apresentada a necessidade de um Plano de Ação para o CORPE, a plenária decidiu pela realização de oficina para elaboração do plano amplo de ação do Conselho, com todos os conselheiros, e posterior refinamento das ações dentro das Câmaras Técnicas.
Foi apresentado o plano de fiscalização da Rebio, denominado Operação biXo.
Antonio Guilherme, Coordenador do Plano de Manejo, informou à Plenária o andamento da elaboração do plano, as atividades já desenvolvidas e as etapas subseqüentes, enfatizando a importância da participação dos membros do CORPE e de toda a comunidade de forma ampla durante sua elaboração.

Nenhum comentário: