segunda-feira, 5 de abril de 2010

Parque Nacional de Ilha Grande tem a maior operação de fiscalização de sua história

Guaíra - Na noite de sábado, dia 27 de março de 2010, a cidade de Guaíra assistiu à um comboio de 15 veículos oficiais e 4 embarcações se deslocando ao que seria o início da maior operação conjunta de fiscalização da história do Parque Nacional de Ilha Grande: A OPERAÇÃO ILHA GRANDE, a qual se estenderia até a segunda-feira, no dia 30 de março, e se espalharia por toda a região, fiscalizando a caça, a pesca, a criação de gado e as construções nas áreas protegidas da unidade de conservação e em seu entorno.
A operação contou com um efetivo de 43 servidores numa parceria inédita entre: Parque Nacional de Ilha Grande (4), APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (1), Polícia Federal (1 Delegado e 13 Agentes), Força Nacional (12), Ibama/Pr/Sc/Ms (8), e APA's Municipais de Altônia e São Jorge do Patrocínio (4). Nestes quatro dias foram realizadas ações dia e noite em uma região de fronteira com o Paraguai conhecidamente utilizado na rota do contrabando e tráfico de drogas e armas; As Equipes de Terra montaram quatro barreiras nos portos que dão acesso as ilhas do PNIG, enquanto as Equipes de Água circundaram todo o PNIG num total de 450 quilômetros.
Resultados de Sucesso: Pontos de Gado - Todos os criadores de gado foram localizados, e contatados pela Equipe de Fiscalização, composta por Agentes do PNIG, APA FEDERAL e POLÍCIA FEDERAL, e intimados à comparecer na Sede do PNIG, para agendamento da retirada do gado das Ilhas/Parque durante o mês de abril/2010.
Construções e Reformas: Durante a Operação foram percorridas todas as Ilhas do PNIG onde ainda existem construções. Também foram vistoriados os locais onde haviam denuncias de novas invasões. Os moradores e ilhéus que ainda vivem em área de parque, foram comunicados sobre a impossibilidade de qualquer ampliação ou nova construção, e sobre a necessidade de consulta, e consequentemente autorização do PNIG para obras de manutenção nas residências.
Pesca e Caça: Foram lavrados 10 Autos de Infração num valor total R$ 20.000,00 (vinte mil reais). As infrações cometidas foram principalmente pescar espécimes com tamanho inferiores aos permitidos ou mediante a utilização de petrechos proibidos. Foram apreendidos: 350 metros de rede de malha, 10 molinetes com vara, 9 varas de pescar, 19 anzóis de galho, espinhel de 1,30 metros contendo 10 anzóis e 40 quilos de Dourado, Pintado, Piauçu, Piau e Piracanjuba (Proibida a pesca pela Instrução Normativa nª 05 do MMA, de 21/05/2004). Todos com medida inferior ao comprimento mínimo exigido pela lei. Para atingir este resultado foram realizadas aproximadamente 200 abordagens à embarcações. Todos os infratores foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal.
Educação Ambiental: Em razão da proximidade com a semana santa, havia grande número de pescadores amadores e profissionais. Em todas as abordagens foram passadas informações sobre carteira de pesca profissional, amadora e de aposentados, quantidade de pescado permitida para pescadores amadores, comprimento mínimo por espécie, locais permitidos e proibidos de pesca.
Parque Nacional de Ilha Grande: Preservação e Conservação da Biodiversidade - Após longo período sem uma ação fiscalizatória de grande abrangência, ficou claro à comunidade lindeira do Parque Nacional e freqüentadores vindos de outros municípios, que a presença da administração do PNIG/ICMBio e de seus parceiros Federais Polícia Federal, Força Nacional e IBAMA, será ostensiva na proteção desta Unidade de Conservação e de seu entorno. (Fonte: Parque Nacional de Ilha Grande/ICMBio)

Nenhum comentário: