quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Parque Nacional das Emas voltará a ter conexão com rio Araguaia

Após mais de três décadas de isolamento físico, o Parque Nacional das Emas (PNE), importante unidade de conservação do bioma Cerrado, voltará a ter conexão com o rio Araguaia. Este fato histórico será possível graças a uma iniciativa espontânea do empresário do agronegócio Milton Fries, que disponibilizará aproximadamente 150 hectares produtivos de sua propriedade, sediada nos limites do PNE, para reflorestamento com espécies nativas daquele ambiente, abrindo mão da produção ali efetuada ao longo dos anos, para contribuir com a reconstituição de um corredor ecológico.
(Situação Atual)
Milton Fries é um dos proprietários de terras que aderiu ao PROLEGAL – Programa de Revisão, Regularização e Monitoramento das Áreas de Reserva Legal e de Preservação Permanente, assinando Termo de Ajustamento de Conduta com o Ibama/GO e MPF/GO, (www.ibama.gov.br/go_prolegal). O que chama a atenção é que este proprietário está indo além das exigências do TAC, pois ele já vem cumprindo com o acordado via Prolegal, com o início da recuperação do passivo de reserva legal e de preservação permanente. A Área colocada agora para recuperação é uma área, segundo o Ibama, que está de acordo com as normas legais, sendo que uma parte produz grãos e outra é destinada à pecuária. “Trata-se de uma decisão altruísta e de extrema importância para a conservação ambiental”, relata o Superintendente do Ibama em Goiás, Ary Soares. Um dos maiores problemas ecológicos do Cerrado é a fragmentação de seus habitats. Esta ocorrência entre o PNE e o rio Araguaia é um claro exemplo. Os dois ambientes foram isolados a partir da década de 1970 em decorrência de dois fatores que mais contribuíram para a fragmentação do Cerrado por todo o país: a expansão da fronteira agrícola e a construção de rodovias.
(Projeção)
O Diretor do PNE, Marcos Cunha, Analista Ambiental do ICMBio, comemora a iniciativa, pois segundo ele “uma conexão que foi relegada quando da regularização fundiária da UC, será restabelecida graças à sensibilidade de um produtor”. Ary Soares relata que várias propriedades que aderiram ao Prolegal já se encontram em bom estágio de readequação ambiental, contribuindo, portanto para a melhoria dos aspectos ecológicos daquela região. Ele ainda ressalta que a expectativa entre todos aqueles que participam diretamente deste processo de negociação, é que a decisão do Sr. Milton Fries sirva de exemplo para outros proprietários rurais por todo o país. Ary Soares informa ainda que as instituições parceiras do Projeto "Corredor de Biodiversidade do Rio Araguaia", juntamente, com o Sr. Milton, preparam para breve a apresentação oficial do projeto de recuperação da área, que demonstrará de forma concreta que é possível conciliar conservação e produção pela sustentabilidade ambiental. Acrescentou que este projeto deverá induzir adequações nas rodovias que margeiam o Parque, visando à diminuição de atropelamentos de animais silvestres. (Fonte: Superintendência do Ibama em Gioás)

Nenhum comentário: