segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Água, Fonte da Vida!

“O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) tem os seguintes objetivos”: VIII - proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos; IX - recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; X - proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;" (Incisos do Art. 4º da Lei No. 9.985 (SNUC), de 18 de julho de 2000.) A Vida no Planeta Terra – ou seria Planeta Água? – existe graças à presença de água. É esta, a água, solvente universal, que sustenta a vida de todos os seres vivos. A conservação do equilíbrio da vida terrestre é dependente da existência da água e de sua Qualidade. Para tanto, vários fatores precisam ser analisados, acompanhados, conservados ou modificados, quando for necessário, tais como: Bacia Hidrográfica, Nascentes, Mata Ciliar, Tratamento e Distribuição de água, Tratamento e Destinação de Efluentes, e Uso Racional do Solo, entre outros. A Água em números: - 70% da cobertura do Planeta Terra; - de 60 a 70% da constituição do corpo humano; - 97,5% da água existente na Terra é salgada, 2,5% água doce, dos quais, apenas 0,01% está disponível para consumo; - cerca de 69% da água utilizada é destinado à agricultura, 21% usado nas indústrias e cerca de 10% tem uso doméstico; - cerca de 12% de toda água doce do mundo está no Brasil; - a Bacia Hidrográfica do Rio Paraná corresponde a 14,3% da água doce existente no Brasil; - o Aqüífero Guarani estende-se por 1,6 milhões de quilômetros quadrados, sendo dois terços em território brasileiro. Estima-se que esse “oceano subterrâneo” armazena cerca de 37 mil quilômetros cúbicos de água. Cílios do Rio : A qualidade de um curso d’água depende de diversos fatores, tais como uso do solo, clima, topografia e, principalmente, de cobertura vegetal às suas margens, denominada mata ciliar. Mata ciliar – uma referência aos cílios, que protegem os olhos – filtram e regulam as características da qualidade da água. Sua ausência contribui para o assoreamento do curso d’água, a erosão de suas margens, alterando suas características físico-químicas. As más utilização e conservação do solo e a inexistência de matas ciliares provocam redução da capacidade produtiva do solo, elevação nos custos de produção, empobrecimento do produtor rural, alterações da biodiversidade, resultando em perdas de grandezas variadas a toda e qualquer forma de vida do Planeta. Ao tomar-se consciência de que água é um bem finito, cabe à própria Sociedade cuidar para que sua quantidade e sua qualidade sejam perenes, buscando, entre outras ações: - diminuir o uso de água potável na produção agrícola e industrial; - reduzir o consumo doméstico de água potável; - não contaminar os cursos d’água; - reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes químicos na agricultura; - fazer o manejo adequado dos resíduos tóxicos; - tratar os esgotos urbanos e industriais em estações de tratamento adequadas. Nos sistemas aquáticos, superficiais ou não, encontram-se os maiores problemas. Até mesmo a pouca informação e o descaso auxiliam no aumento de poluentes, contaminando nutrientes de toda cadeia alimentar da fauna ictiológica. Assim, antes de educação ambiental é preciso educação. Antes de leis é preciso conhecimento. Antes de preservação é preciso respeito.

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