quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Festa dos 70... eu fui!!

Dez de janeiro de 2009. Sábado.
Eu fui! Estava lá!!
Se for para definir em apenas uma palavra as Comemorações do Aniversário de 70 anos do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), eu diria:
Espetacular!!!
Até a chuva parou, "deu um tempo", na hora certa. E a lua se fez presente, esplendorosa!
Teve bolo, discursos, lançamento do livro "Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu", carimbo postal, exibição de documentário, exposição fotográfica e shows.
Como disse Jorge Pegoraro, Chefe do PNI: "sábado passado ficará gravado na memória de muita gente".
Ficará na minha! Certamente!!
Em seu Blog, Jorge comenta: "As atividades foram dignas de um Patrimônio Natural da Humanidade. Um dos legados da festa foi a emoção provocada nos moradores mais antigos da cidade que viram parte das suas trajetórias registrada oficialmente no papel para as próximas gerações. Afinal contar a história da unidade de conservação é contar a evolução do povo de Foz do Iguaçu. São sete décadas de muitos 'causos'. Logo na entrada do Espaço Porto Canoas, onde foi montada a mostra, a emoção tocou as pessoas que, quando jovens, tomavam banho de rio perto dos saltos. Para visitar a exposição fotográfica eles 'atravessaram' as Cataratas projetadas por telão num gigantesco painel. Ingressar nas imagens era caminho para o túnel do tempo. Dali para adiante era nostalgia pura".
Sinceramente, foi um dia Fantástico! De manhã, no Centro de Visitantes do Parque, lançamento do livro e do carimbo que será usado pelos Correios em Foz do Iguaçu, discursos (bons e curtos, devo registrar!) e bolo.
A noite, bem logo após uma chuva que, afinal, veio para arrefecer a escaldante Foz, discursos (bons e curtos, novamente!), shows de Guilherme Arantes e Barbatuques (já comentei disso neste Blog!), mostra e fotografias, coquetel, e bolo!
Eu estava lá! E agradeço por estar lá!
Parabéns Jorge! Parabéns a todos que direta ou indiretamente fizeram essa Comemoração, esse dia, simplesmente, Maravilhoso!!
Foi um dia em que eu estava lá! Prazerosamente presente!!
Um dia, em uma palavra, ESPETACULAR.
Algumas fotos:

(Banda do Exército, abrilhantando o início das comemorações)

(Jorge Pegoraro, Chefe do PNI, abrindo as comemorações dos 70 anos)

(Dr. Rômulo Fernandes, Presidente do ICMBio, falando aos presentes, com a atenção do Sr. Paulo McDonalds, Prefeito de Foz do Iguaçu, e Dr. Jorge Samek, Diretor-Geral da Itaipu Binacional)

(Minha esposa Fátima e eu... estávamos lá!)

(Carimbo Postal comemorativo dos 70 anos)

(Rômulo e Jorge: "apagando as velinhas com o 'futuro'"!)

(Julio Gonchorowski, Coordenador de Visitação-ICMBio, eu, Mário Mantovani, Presidente da SOS Mata Atlântica, e Marcos de Sá Corrêa, Jornalista, autor do livro "Meu Vizinho...")

(Autoridades e Jorge Pegoraro, abrindo as comemorações noturnas!)

(Show de Guilherme Arantes)

(Barbatuques)

(Fátima De Giovanni, eu, Dr. Rômulo e Dra. Izabella Teixeira, Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Carlos
Obrigado pelas palavras elogiosas do seu Informativo.
Sua presenca e da Fatima, foram muito prazerosas para este Chefe.
Valeu!!
Pegoraro