quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
2010... 10 mil!!
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Instituto entra em 2010 com 334 propostas de criação de unidades de conservação
Brasília (28/12/2009) – Trabalho não vai faltar. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entra em 2010 com 334 propostas de criação de unidades de conservação (UC). Embora a maioria esteja na fase inicial, 58 seguem de vento em popa. Dessas, 19 passam por consultas públicas, com 13 concluídas. Esses processos já foram, inclusive, remetidos ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a negociação com os governos federal e estaduais antes da edição do decreto presidencial de criação das unidades.
Juntas, essas 13 unidades vão adicionar 1,5 milhão de hectares aos mais de 80 milhões de hectares protegidos atualmente. Assim, se tudo correr bem, em 2010 o Brasil pode superar a marca dos 82 milhões de hectares de UC federais, o que representará praticamente 10% do território nacional. Os dados são da Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio.
RESEX - Em 2009, o ICMBio criou quatro unidades de conservação - as reservas extrativistas (Resex) de Cassurubá, na Bahia, Prainha do Canto Verde, no Ceará, e Renascer, no Pará, e o Monumento Natural Rio São Francisco, entre a Bahia e Sergipe - e ampliou a Resex Marinha da Baía do Iguape, na Bahia. No total, essas unidades acrescentaram mais 382.183 hectares ao conjunto de áreas protegidas pelo governo federal.
A sociedade também fez a sua parte. O esforço de preservação realizado pelos proprietários rurais redundou na criação de 27 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em nove estados da federação, o que resultou em mais 11 mil hectares. As RPPN têm titularidade privada, mas passam pelo crivo do Instituto Chico Mendes, que autoriza a criação e monitora o uso para evitar desvios na cumprimento dos objetivos das unidades.
BIOMAS - O analista ambiental Marcelo Cavallini, que chefia a Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, disse que, no pacote das 334 propostas de instalação de UCs, estão contempladas áreas de todos os biomas, com prioridade para os pampas, o pantanal e, principalmente, a zona costeira e marinha, que têm hoje baixa representatividade no mapa das áreas protegidas. Entre as UC marinhas, o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Peixe-boi marinho (foto), no litoral entre Ceará e Piauí, está em estágio mais avançado.
Ainda segundo o coordenador de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, a meta é se aproximar dos compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que prevêem a proteção de, no mínimo, 10% de cada bioma e 30% da Amazônia.
Para isso, Cavallini e sua equipe buscam superar as dificuldades internas, resultado do processo de estruturação do ICMBio, que tem pouco mais de dois anos de criação, e externas, geradas pelos conflitos com grandes projetos de infraestrutura, bancados por governos ou empresários. “Agora em 2010, que é um ano eleitoral, haverá muita indefinição política e, por consequência, mais dificuldades para realizar o nosso trabalho. Mesmo assim, vamos continuar trabalhando para procurar resolver os conflitos e atingir as nossas metas”, afirmou ele.
COMO É – O processo de criação de unidades de conservação prevê várias etapas. Após o recebimento e análise prévia da proposta, são realizados estudos e levantamentos de dados biológicos, socioeconômicos, fundiários e de ocupação do solo na região a ser preservada.
Em seguida, inicia-se a fase de reuniões setoriais que precedem as consultas públicas às comunidades residentes ou atuantes no entorno, objetivando o esclarecimento, a eventual complementação de informações e o aprimoramento dos limites propostos. Por último, o processo é concluído com a elaboração da minuta de decreto presidencial e encaminhamento ao MMA. Nas duas primeiras fases, o Instituto Chico Mendes têm papel decisivo. Já na última etapa, entram em cena o Departamento Jurídico do MMA e a Casa Civil da Presidência da República. Todo esse processo, que em alguns casos dura anos, pode ser deflagrado tanto por iniciativa das comunidades, que solicitam a instalação da unidade de conservação, como pelo próprio Instituto Chico Mendes, que, no âmbito federal, é o órgão ambiental responsável pela criação, implementação e gestão das unidades. (Fonte: Ascom/ICMBio)A Evolução do Ensino da Aritmética
(Do Blog do Thiago) Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Rebio das Perobas recebe computador
A DB1 Informática lançou, dia 28 de novembro, o Projeto DB1ECO que visa implantar medidas de conscientização e preservação do meio ambiente, com ações como coleta seletiva do lixo gerado pela empresa, o uso de canecas e squeeze ao invés de copos plásticos, cartazes e mensagens de como ações simples e individuais podem fazer mudanças representativas e coletivas. Demonstrando que Pequenas Atitudes podem, sim, gerar Grandes Impactos.quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Posto da Força Verde é inaugurado em Cianorte
(Vídeo: Carlos AF De Giovanni)
Decreto estabelece regularização ambiental de propriedades
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
Rebio das Perobas doa livros e revistas
O ICMBio, através de seus servidores lotados na Rebio das Perobas, doa livros e revistas às escolas municipais de Tuneiras do Oeste, Paraná. A doação ocorreu no último dia 10 deste mês, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação. Secretaria, diretores e representantes das escolas municipais da sede do município e dos distritos de Aparecida do Oeste, Cuaraitava e Marabá, receberam vários exemplares de revistas de circulação nacional e livros para o Ensino Fundamental e Médio, especialmente de Ciências, Química e Biologia.
“É apenas o início de uma grande campanha que queremos assumir, junto com o município”, disse Carlos De Giovanni, Chefe da Rebio. “São revistas que nós, servidores da Rebio, assinamos, bem como livros arrecadados junto aos professores de escolas particulares de Cianorte e Maringá, muitos livros que minha esposa, que é professora, arrecadou e alguns que eram meus, do tempo bom que fui professor de Química. Tenho certeza que serão muito úteis para consultas, recortes e trabalhos extracurriculares dos alunos”, diz Giovanni. “Esta verdadeira parceria com o ICMBio, através da Reserva das Perobas, se consolida a cada dia. Várias iniciativas desenvolvidas no município contam com o apoio do ICMBio e, com esta doação, iniciamos mais uma ação importante aos nossos educandos e, com a construção de nossa ‘Biblioteca Cidadã’ a arrecadação e doação de livros e revistas serão muito importantes”, afirma Antonia Barbizan, Secretaria de Educação de Tuneiras do Oeste.
“As bases para o trabalho em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral da categoria a que pertence a Rebio são Proteção, Pesquisa e Educação Ambiental. Na Rebio das Perobas, já temos várias pesquisas, iniciamos nosso Plano de sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Rebio das Perobas conclui a fase II da Operação biXo
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Programa aquaIGUAÇU conquista o terceiro lugar no Prêmio Melhores Práticas da A3P
O Programa aquaIGUAÇU ficou com o terceiro lugar no 1º Prêmio Melhores Práticas da A3P, na categoria Uso Sustentável dos Recursos, sub-categoria Melhor Gestão da Água. O concurso, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, distribui prêmios para os órgãos e entidades do setor público que desenvolvem os projetos mais criativos e eficientes no cumprimento da Agenda Ambiental na Administração Pública, a A3P.
A entrega da premiação ocorreu na terça-feira (1º), na Escola Superior de Magistratura Federal (Esmaf), durante o IV Fórum governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, em Brasília. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou do evento.
O troféu, idealizado pelo designer e arquiteto Gilberto Genesini, foi entregue ao chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, e ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello. O ICMBio administra as unidades de conservação federais no País.
Além do aquaIGUAÇU, a prefeitura de Ubatuba (SP) recebeu o primeiro prêmio com o seu programa Lixo Seletivo de Ubatuba, reconhecido como a melhor experiência na Gestão de Resíduos. Já na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais: Melhor Gestão da Água o vencedor foi a prefeitura de Rio Branco (AC), pelo projeto Concurso de redação para o uso racional da água. A Caixa Econômica Federal recebeu dois troféus, sendo o primeiro lugar na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais: Melhor Gestão de Energia, com o projeto "Etiquetagem de prédios públicos", e ou na categoria Inovação na Gestão Pública com a "Agenda da Caixa para a Sustentabilidade".
O Programa aquaIGUAÇU, idealizado e coordenado pelo analista ambiental e engenheiro químico Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, atende a uma exigência do Ministério Público feita em 2005 para acompanhar os possíveis impactos gerados pela emissão de efluentes dos pontos de visitação do Parque Nacional do Iguaçu. Ele funciona na Escola Parque e tem atuado na readequação do tratamento dado aos efluentes gerados nas edificações internas da unidade, no incentivo e apoio às pesquisas em áreas afins e em parcerias com algumas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela Escola Parque. (Fonte: Ascom/ICMBio)Instituto promove consultas públicas para criar parque nacional e reserva biológica no Paraná
Brasília (04/12/09) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove, na próxima semana, consultas públicas no Paraná para discutir a criação de um parque nacional e uma reserva biológica. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
Podem participar das audiências representantes de órgãos ambientais locais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras e representantes dos setores produtivos da região e a comunidade em geral.
O parque nacional ficará entre os municípios de São José dos Pinhais, Guaratuba e Morretes e a reserva biológica entre as cidades de Antonina, Guaraqueçaba e Paranaguá. Os estudos técnicos já foram concluídos e serão apresentados durante as audiências. As duas unidades vão proteger remanescentes da Mata Atlântica e áreas de florestas de araucárias.
A primeira consulta pública será no dia 8 (terça-feira), às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de São José dos Pinhais (Rua Veríssimo Marques nº 699, Centro). A segunda ocorre no dia 9 (quarta-feira), também às 18h, no salão paroquial da Igreja Matriz de Guaratuba (Avenida 29 de abril nº 51, Centro). A terceira consulta está marcada as 16h, no Teatro Municipal de Antonina (Rua Dr. Carlos Gomes da Costa s/n, Centro).
Prevista na Lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), em vigor desde 2000, a consulta pública é um dos pré-requisitos para a criação de unidades de conservação (UC) no Brasil. Oferece oportunidade para que os diversos setores da sociedade opinem sobre a instalação da UC.
SERVIÇO:
Qualquer manifestação sobre o processo de criação destas unidades de conservação deve ser enviada por correio eletrônico para
consultapublica@icmbio.gov.br ou por correspondência para : Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Direp), Coordenação de Criação de Unidades de Conservação (CCUC), EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste - Brasília/ DF. CEP: 70.670-350. O prazo para recebimento de sugestões e contribuições é de 30 (trinta) dias após a realização da última consulta pública. Documentos sobre o processo de criação podem ser acessados pelos interessados no site do Instituto (http://www.icmbio.gov.br/).domingo, 29 de novembro de 2009
sábado, 28 de novembro de 2009
DB1 Eco
I Curso "Biologia e Manejo de Carnívoros"
Data: 01 a 06 de fevereiro de 2010.
Vagas: 30.
Público: alunos de graduação ou recém graduados nas diferentes áreas da Biologia.
Divulgação dos selecionados: Não há análise de currículo. As vagas serão preenchidas por ordem de solicitação e pagamento da taxa. A taxa de inscrição será destinada ao "Projeto Carnívoros do Iguaçu"
Local: Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR.
Realização: Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais - Pró-Carnívoros; Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ; Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros - CENAP/ICMBio e Parque Nacional do Iguaçu.FloNa de Ipanema
A Floresta Nacional (Flona) de Ipanema é uma unidade de conservação de uso sustentável. Fica no município paulista de Iperó, a 125 km de São Paulo, capital. Com área de aproximadamente 5.060 ha, sua vegetação é caracterizada como de transição entre Mata Atlântica e cerrado paulista. Sua fauna é composta por mais de 270 espécies de aves, 52 de mamíferos, 25 de anfíbios e 22 de répteis, dentre os quais se destacam o lobo-guará, a jaguatirica, a onça-parda, a lontra, o cachorro-do-mato, a irara, o urubu-rei e o veado-catingueiro. O contorno da Serra Araçoiaba marca a paisagem da Flona, que guarda ainda um importante sítio histórico e arqueológico com vestígios dos primeiros passos dos europeus no interior do Brasil, iniciados com a exploração dos fornos de fabricação de ferro de Affonso Sardinha, em 1589. Em 1810, o regente
D. João VI criou na área o Estabelecimento Montanhístico das Minas de Ferro de Sorocaba, posteriormente denominado Real Fábrica de Ferro de Ipanema, que funcionou até 1890. Parte desse acervo é mantida preservada (fotos). A Flona dispõe de boa infraestrutura para visitação, com trilhas interpretativas, lanchonete e alojamentos. Em setembro passado, o Instituto Chico Mendes inaugurou no local a Academia Nacional da Biodiversidade, a Acadebio, uma escola de formação e qualificação profissional para os servidores do órgão. (Fonte: Ascom/ICMBio)sexta-feira, 27 de novembro de 2009
É...
Eu sei muito bem o que é isso! Tive um infarto. Sobrevivi!
Sei o que é ser Chefe.... dos dois lados!!
Sei que ainda vou encontrar muitos assim, dos dois lados. Mas, tenho certeza, sempre tive, do meu lugar, da minha capacidade, do espaço que ocupo e preciso ocupar neste Planeta. Porém, também tenho certeza que tantos se acham acima do Bem o do Mal, que se acham donos deste mesmo Planeta, que ainda vão me 'incomodar' por não saberem que somos parte eterna de tudo isso, não apenas passageiros...
Tudo bem! Eu pedirei, sempre, entendimento... enquanto sobreviver!
Quem sabe, um dia, entenderemos o que apenas somos neste "Pálido Ponto Azul".
Obrigado, Senhor!
domingo, 22 de novembro de 2009
Feitio de Existir II
"Há que ser tranqüilo, meu pequeno, apenas isso. Com tranqüilidade se consegue tudo em vida, pois não se busca o desnecessário. Busca-se incansavelmente o além, mas se não for possível, aproveita-se o que está em mãos, sem contestar. Pode-se ser tudo dentro de pouco. Sozinho, casal ou vários – todos únicos. Todo um universo unido em um ponto. Todos os estilos de pessoas em uma só. Ter todos os sentimentos e emoções. Para um final caótico, é preciso um pequeno descuido. Porém, há o controle. E há, por ser tranqüilo. Com tranqüilidade se conquista todas as flores do jardim. Cultivá-las é opção pessoal. Cultive-as. Assim, chegarão os beija-flores: indescritíveis. Especiais, e nada mais. Nem mais uma palavra em qualquer momento de inspiração. Qualidades acima do comum não se entendem em sílabas. Se sentem com a alma, com o coração, e não se precisa de mais nada. Somos de sentir, não somos de explicar."
Homenagem aos meus Filhos
Sou brasileiro! Paulista de nascimento, paranaense por opção, maringaense de coração!
Meus filhos são brasileiros, maringaenses de nascimento. Brasileiros! Conscientes de suas raízes italianas, russas, ucranianas.... E, sempre, Brasileiros! Brasileiros do Sul, brasileiros do Brasil! Orgulhosos de suas origens, suas raízes, seus chão!
Agradeço aos filhos que tenho!
sábado, 21 de novembro de 2009
Ervas medicinais
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Curso de fiscalização prepara 97 Analistas na ACADEBio
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Quanto Custa uma Unidade de Conservação Federal?
Durante o VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), realizado em setembro último, em Curitiba/PR, ocorreu o Seminário de Sustentabilidade Financeira do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e a The Nature Conservancy (TNC), o evento foi aberto pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas, Cecília Wey de Brito, que ressaltou a importância do tema. Ela destacou que os números atuais ainda estão longe de atender às necessidades da UCs, e que não é a primeira vez que o tema é discutido, mas que há um avanço e que o fato de hoje termos valores mais exatos sobre quanto custam as unidades já é um passo importante.domingo, 15 de novembro de 2009
Tamanho populacional do gavião-pato na Rebio das Perobas
O estudante de Biologia do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), Willian MenQ, tem desenvolvido excelente trabalho de pesquisa, sob orientação da Profa. Dra. Rosilene Luciana Delariva, sobre aves de rapina na Reserva Biológica das Perobas. Este trabalho já está frutificando! Permitindo à Willian difundi-lo entre escolares e a comunidade científica.sábado, 14 de novembro de 2009
Paraná tem Cerrado
Paraná preserva cerrado do tamanho de um campo de futebol
Área guarda plantas medicinais, frutas e espécies ameaçadas de extinção.sexta-feira, 13 de novembro de 2009
aquaIGUAÇU é finalista nacional do 1º Prêmio Melhores Práticas da A3P
O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental, do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, reuniu no último dia 5 de novembro de 2009, em Brasília, a Comissão Julgadora do 1º Prêmio Melhores Práticas da A3P para avaliar e escolher os projetos inscritos nesta primeira edição.
Foram submetidos ao processo de julgamento os projetos que concorreram ao Prêmio nas categorias Gestão de Resíduos; Uso Sustentável dos Recursos Naturais, sub-categorias: Melhor Gestão da Água e Melhor Gestão de Energia e Inovação na Gestão Pública.
A Comissão Julgadora avaliou os projetos inscritos e encerrou a etapa de julgamento com a seleção de 11 finalistas. Confira abaixo os projetos e instituições em ordem alfabética.
A classificação dos finalistas será divulgada durante o IV Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública, que será realizado no dia 1º de dezembro de 2009, na Escola Superior de Magistratura Federal – ESMAF, em Brasília.
Instituições finalistas:
· Banco do Nordeste
Projeto: Programa de Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva Solidária
· Caixa Econômica Federal
Projeto: Agenda Caixa para a Sustentabilidade
Projeto: Etiquetagem em Prédios Públicos
· Câmara dos Deputados
Projeto: Programa Luz e Vida – A iluminação como fonte de prazer
· Governo do Estado de Pernambuco
Projeto: Programa de Implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública do Estado de Pernambuco
· Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Projeto: Programa aquaIGUAÇU
· Prefeitura de Ibirarema/SP
Projeto: Melhor gestão da água
· Prefeitura de Rio Branco/AC
Projeto: Edificação Sustentável e Concurso de redação para o uso racional da água
Projeto: A importância do projeto Catar – Lixo e Cidadania para a gestão de resíduos sólidos do Município de Rio Branco
· Prefeitura de Ubatuba/SP
Projeto: Programa Lixo Seletivo de Ubatuba
· Tribunal Regional de Trabalho da 8ª Região
Projeto: Programa TRT8 Ambiental
O Programa aquaIGUAÇU, idealizado e coordenado pelo engenheiro químico Carlos De Giovanni e implantado pelo Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, biólogo Jorge Luiz Pegoraro, monitora as estações de tratamento de efluentes no Parque, bem como inicia o monitoramento dos rios que o adentram, desde suas nascentes, e apoia outros projetos do Parque do Iguaçu.Parques Nacionais do Iguaçu e Iguazú definem ações conjuntas
(Do Blog do Pegoraro) O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Administración de Parques Nacionales (APN), da Argentina, começam a desenvolver ações conjuntas que têm por objetivo a revisão dos Planos de Manejo dos Parques Nacionais (PN) do Iguaçu, no lado brasileiro, e de Iguazú, no lado argentino.
A proposta é estabelecer um planejamento de uso público, de ambos os parques, contemplando alinhamentos e critérios que cada uma das áreas protegidas tenha identificado como problemas comuns. Por exemplo: tratamento similar da área das Cataratas. Com isso, todas as obras que forem realizadas em um dos lados da fronteira deverão ser discutidas para que haja uma visão comum.
Em recente Workshop Binacional para discutir uma proposta comum dos planos de manejo para as duas unidades, concluiu-se que os Parques Nacionais de Iguaçu e Iguazú terão que funcionar como uma unidade de manejo, tendo sido identificado alguns pontos que vão merecer destaque nas próximas ações entre os dois países, como afluência crescente de visitantes; impacto sobre a biodiversidade e sobre as belezas cênicas gerados pela operacionalidade; mecanismos de prevenção e mitigação que deverão ser executados e melhorados permanentemente; capacidades de gestão que possuem ambas as áreas; qualidade de visitação oferecida ao público, enquanto unidades classificadas como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Esses pontos estão relacionados aos serviços desenvolvidos na área das Cataratas de ambos os parques e são fundamentais para balizar novos estudos visando a adequação dos planos de manejo.
Observou-se, por exemplo, que toda nova atividade de uso público que for projetada para os parques do Iguaçu e Iguazú deverá ser implementada fora do perímetro das Cataratas, devendo priorizar oportunidades de desenvolvimento e distribuição para pequenos e médios prestadores de serviços, beneficiando desse modo as economias locais.
Outras linhas de ação que deverão ser observadas, como a elaboração de um termo de cooperação técnica entre o ICMBio e a APN, tendo como escopo a cooperação técnica entre os parques; identificar e corrigir brechas relacionadas ao controle dos concessionários de serviços; estabelecer critérios comuns para o ordenamento de habilitações, controle e monitoramento das atividades dos prestadores de serviços externos em ambas as unidades; buscar soluções para reduzir impactos visuais das instalações de ambos os lados e definir parâmetros para casos futuros; e avaliar o uso atual e futuro do Rio Iguaçu, com relação à utilização pública.
Além disso, deve-se desenvolver uma melhor comunicação entre os parques, estabelecendo um sistema de encontros regulares, troca de informações e nomeação de um interlocutor para cada uma das unidades; buscar parâmetros para definir, de forma uniforme, as capacidades das embarcações dos concessionários sobre o ponto de vista de segurança e impacto ambiental; analisar e propor parâmetros comuns para a segurança das operações náuticas do Rio Iguaçu, em seus cursos superior e inferior, com a participação da Prefeitura Naval Argentina e a Capitania Fluvial do Rio Paraná, no Brasil.
Por fim, deverá ser feita a revisão e atualização dos Planos de Manejo do PN Iguaçu e PN Iguazú; estabelecendo-se critérios para o desenvolvimento de serviços e atividades turísticas com uma visão de complementaridade entre ambos os parques; parâmetros de monitoramento ambiental das áreas de uso público; melhoria da atuação dos guias turísticos de ambos países, buscando formas de se criar uma certificação binacional; trocas de experiências com os parques Glacier (NPS) e Waterton (Canadá); e criação de um programa de capacitação mútua entre os parques do Iguaçu e Iguazú. sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Reuniões discutem asfaltamento da “Boiadeira”
Atendendo convocação do Ministério Público Federal em Umuarama, através do Procurador da República Dr. Robson Martins, servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lotados na Rebio das Perobas, do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), do IAP e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se reuniram por duas vezes no último mês de outubro para discutirem o asfaltamento da BR-487 (“estrada boiadeira”), especialmente, no trecho em que se confronta com a face sul da Rebio.
Seguindo a Instrução Normativa n°. 5 do ICMBio, o DNIT entrará com pedido de Autorização para que condicionantes e modificações sejam feitas no projeto, adequando-o às necessidades de minimização de impactos dessa obra sobre a Unidade de Conservação.Ilustres Moradores
Rebio das Perobas: sonhos e realizações!
Reunião com representantes do Escritório Regional de Umuarama e da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIBAP), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ocorrida em 29 de outubro último, definiu a relação de municípios onde suas propriedades rurais poderão participar do Edital de Compensação de Reserva Legal, instrumento de Regularização Fundiária para a Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, bem como os detalhes do Edital. O Edital, finalizado, seguiu para a Coordenação Geral de Regularização Fundiária (CGFUN/ICMBio) para definição da data da reunião pública e publicação no Diário Oficial da União. Após a reunião, os servidores da DIBAP Luiz Renato Martini, Coordenador do Sistema de Regularização de Reserva Legal (SISLEG/IAP), e Juarez Cordeiro de Oliveira visitaram a Rebio.
Cumprindo uma das metas de trabalho de 2009, o ICMBio já pode dispor de terreno para construção do Centro Ambiental que, entre espaços para museu, exposições, recepção de visitantes, auditório, atividades de Educação Ambiental, reunirá as sedes administrativas da Rebio das Perobas, do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Turismo e da Defesa Civil. O trabalho está apenas começando. E vamos, juntos, realizá-lo.UEM dá exemplo positivo em busca da sustentabilidade
(Do Blog do Marino) "A Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pr., recebeu nesta sexta-feira (6), as licenças ambientais concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para todos os 112 laboratórios do câmpus sede.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Chapadão do Céu, Goiás
Hoje, Chapadão do Céu é uma cidade pequena, com ruas e avenidas espaçosas, bem arborizadas e ajardinadas. As praças, de estilo moderno, tem nomes sugestivos, como Praça do Sol, Praça da Terra e Praça da Lua, assim como todas as vias públicas. A arquitetura dinâmica e criativa oferece uma diversidade visual e ambiental urbana que diferencia Chapadão do Céu da grande maioria das cidades do interior. Tentando combinar a tranqüilidade do interior com a eficiência da modernidade a administração local preocupa-se em realizar o crescimento ordenado, com bastante áreas verdes e de lazer. O comércio em franco desenvolvimento oferece diversas opções. O saneamento básico é adequado, com a rede de esgotos abrangendo 100% da população e tratamento por um biodigestor e as galerias pluviais sendo construídas anteriormente ao asfalto. Na educação e saúde pesados investimentos tem sido feitos para proporcionar qualidade e melhoria de condições aos habitantes. As estradas vicinais tem sido constantemente trabalhadas para oferecer bom acesso a todas as partes do município.Não nos deixe morrer...
A preocupação com o Meio Ambiente começa a tomar forma na década de 70, como exemplifica esta música de Hurricane Smith. Hoje, a própria Natureza exemplifica que ainda há muito a transformar a 'pre-ocupação' em ocupação de governos, sociedade civil, de cada habitante do Planeta para que salvemos nossa própria existência... enquanto é tempo!


