domingo, 13 de dezembro de 2009

Rebio das Perobas doa livros e revistas

O ICMBio, através de seus servidores lotados na Rebio das Perobas, doa livros e revistas às escolas municipais de Tuneiras do Oeste, Paraná. A doação ocorreu no último dia 10 deste mês, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação. Secretaria, diretores e representantes das escolas municipais da sede do município e dos distritos de Aparecida do Oeste, Cuaraitava e Marabá, receberam vários exemplares de revistas de circulação nacional e livros para o Ensino Fundamental e Médio, especialmente de Ciências, Química e Biologia. “É apenas o início de uma grande campanha que queremos assumir, junto com o município”, disse Carlos De Giovanni, Chefe da Rebio. “São revistas que nós, servidores da Rebio, assinamos, bem como livros arrecadados junto aos professores de escolas particulares de Cianorte e Maringá, muitos livros que minha esposa, que é professora, arrecadou e alguns que eram meus, do tempo bom que fui professor de Química. Tenho certeza que serão muito úteis para consultas, recortes e trabalhos extracurriculares dos alunos”, diz Giovanni. “Esta verdadeira parceria com o ICMBio, através da Reserva das Perobas, se consolida a cada dia. Várias iniciativas desenvolvidas no município contam com o apoio do ICMBio e, com esta doação, iniciamos mais uma ação importante aos nossos educandos e, com a construção de nossa ‘Biblioteca Cidadã’ a arrecadação e doação de livros e revistas serão muito importantes”, afirma Antonia Barbizan, Secretaria de Educação de Tuneiras do Oeste. “As bases para o trabalho em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral da categoria a que pertence a Rebio são Proteção, Pesquisa e Educação Ambiental. Na Rebio das Perobas, já temos várias pesquisas, iniciamos nosso Plano de Manejo e teremos a Academia conosco; na proteção da Unidade, temos nossa ‘Operação biXo’ finalizando sua Fase II e, para o ano que vem, desencadearemos sua Fase III e, assim, passará a ser uma operação constante e perene. Na Educação Ambiental, vários cursos e palestras já foram realizados, outras ações também, e com esta doação inicia a ação em que mais acredito: ‘antes de Educação Ambiental é preciso ter Educação’; assim, estamos colaborando com a construção do caráter dessas crianças, que serão, no futuro, profissionais mais competentes, pessoas mais comprometidas com o que for ético e correto, seres humanos melhores”, completa Giovanni.

Um comentário:

Thaís disse...

Cada vez que recebo o Boletim da Rebio das Perobas penso em lhe escrever, para parabenizar o excelente trabalho seu e de toda a equipe. Aqui vai.
Vocês nos fazem continuar acreditando que também com gestos simples e que não dependem de grandes recursos institucionais, mas sim de muita boa vontade, é possível desenvolver iniciativas que fazem a diferença, não só para a gestão da Unidade, mas certamente para as pessoas que de uma forma ou de outra estão próximas dela.

Um grande abraço.

Thais Ferraresi Pereira
Instituto Chico Mendes- ICMBio