sábado, 21 de novembro de 2009

Ervas medicinais

A professora de Ciências, Maria de Fátima Gritzenco De Giovanni, do Colégio Paraná, em Maringá, participou do XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) em Foz do Iguaçu, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2009. Buscando ampliar conhecimentos sobre ervas medicinais, participou do mini-curso "Plantas Medicinais - Plantas Condimentares", ministrado por Roseli Turcatel Motter (Centro Popular de Saúde Yanten, Medianeira) e Altevir Zardinelo (Refúgio Biológico Bela Vista, Itaipu). Ao final do mini-curso, Altevir Zardinelo doou diversas mudas de plantas medicinais para ser trabalhadas pelos alunos do Colégio.
As mudas recebidas foram estudadas e classificadas pelos alunos do Colégio Paraná, sob orientação da profa. Fátima, e plantadas em garrafas pet, cuidadosamente trabalhadas e decoradas para esse fim. Pode-se observar que, da maneira como a professora orientou, as garrafas pet permitem que o excesso de água é eliminado através de seu gargalo, evitando o acúmulo de água e, portanto, não permitindo a proliferação e depósito de larvas de mosquito causador da dengue.
Os alunos plantaram as mudas nas garrafas pet, cuidaram por aproximadamente duas semanas e, no dia 7 de novembro último, orientados também pelos professores Valter (História) e Roseane (Educação Artística), as apresentaram na Mostra Cultural do Colégio Paraná, difundindo aos frequentadores da Mostra os conhecimentos adquiridos, tanto no cultivo quanto na utilização dessas importantes ervas medicinais.
No final da Mostra Cultural, cada aluno participante pode levar para casa as garrafas pet com as ervas medicinais que plantaram, cuidaram e expuseram no evento.

Nenhum comentário: