quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Programa Carbono Neutro da Polícia Federal

A Polícia Federal em Maringá efetuará o plantio de 1.000 mudas de árvores para compensar as emissões de gases no ano de 2008, como parte do Programa Carbono Neutro da Polícia Federal. O ato solene de lançamento do evento ocorreu nesta quinta (22) às 09 horas, na Delegacia de Polícia Federal de Maringá. O local do plantio será a área de proteção permanente do Córrego Cleópatra, no Conjunto Residencial João de Barro I (Vila Santa Felicidade).
O plantio é realizado anualmente por todas as unidades da Polícia Federal de acordo com a parcela de cada uma nas emissões, tendo sido optado por espécies nativas, a fim de se preservar os biomas regionais, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e a manutenção da biodiversidade. Em 2008, em todo o País, foram plantadas mais de 30.000 mudas e a expectativa é que 90% das árvores cheguem à idade adulta e seqüestrem aproximadamente 16 mil toneladas de gás carbônico. Para a base de cálculo para a medição do impacto ambiental levou-se em consideração os gastos de combustíveis, papel, energia elétrica e com passagens aéreas. Essas iniciativas colocam a Polícia Federal entre os membros do Programa Brasileiro GHG Protocol – Greenhouse Gas Protocol, metodologia internacional mais usada por empresas para quantificar e gerenciar suas emissões de gases de efeito estufa. O Programa Brasileiro “GHG Protocol” é uma ação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o World Resources Institute, o World Business Council for Sustainable Development e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Em Maringá, o plantio das árvores será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá – que preparará a área do plantio - e com a Penitenciária Estadual do Paraná, cujos detentos já efetuaram o preparo das mudas. O início do plantio estava previsto para esta semana, entretanto, foi adiado em função das chuvas torrenciais ocorridas recentemente. Por suas ações em combater os delitos ambientais e pelo seu Programa Carbono Neutro, a Polícia Federal vem ganhando o reconhecimento da sociedade civil: Em 2008 e 2009, foi agraciada com o Prêmio Época de Mudanças Climáticas, concedido pela revista de mesmo nome, em razão do seu programa de neutralização de emissão de carbono. Entre os órgãos públicos, apenas a Polícia Federal no âmbito da União foi agraciada com o prêmio. Em 2009, ganhou o Prêmio Renctas de Conservação da Biodiversidade, pelo seu desempenho no combate ao tráfico de animais. Desde que foi criado pela organização não governamental Renctas, este prêmio só havia sido concedido em duas ocasiões anteriormente, em 2001 e em 2003. A Polícia Federal tem no combate aos delitos ambientais uma das suas prioridades. A Delegacia da Polícia Federal em Maringá participa e apóia as ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a proteção da Reserva Biológica das Perobas, situada na região de Tuneiras do Oeste e Cianorte, uma das mais importantes reservas da região Noroeste do Paraná.
(Fonte: Comunicação Social / Delegacia de Polícia Federal em Maringá)

3 comentários:

Caput Mundi disse...

Excelente a matéria Carlos.
Um abraço.
Angela

Unknown disse...

Parabéns pela excelente matéria.
Obrigado pelo apoio.
Donizetti

Carlos De Giovanni disse...

Eu que agradeço muito pela acolhida e pelo apoio que vocês nos dispensam.
O apoio da Polícia Federal ao ICMBio, em especial à Rebio das Perobas, nos incentiva muito a continuar nossa luta na defesa da causa ambiental.