quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Presidente do ICMBio destaca importância do Parque Nacional do Iguaçu

vizentin credito Alexandre Marchetti
Brasília (10/01/2013) - Com a presença de autoridades locais, estaduais e nacionais, e a participação da comunidade, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) celebrou nesta quinta-feira (10) o seu 74º aniversário. O presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin, destacou a importância da unidade no cenário nacional e internacional.
“O Parque Nacional do Iguaçu é nosso cartão de visitas. Além do modelo de gestão, ele tem essa forte conexão com a comunidade do entorno e a parceria com a Itaipu que vem contribuindo para crescimento do turismo, sem perder de vista a principal missão do parque, que é preservar a natureza”, frisou durante sua fala durante o evento comemorativo.
Representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu na solenidade, o superintendente de comunicação, Gilmar Piolla, um dos responsáveis pela campanha que elegeu as Cataratas do Iguaçu uma das novas Sete Maravilhas da Natureza, reafirmou o compromisso da Itaipu em prosseguir com as ações de divulgação do Destino Iguaçu, que vêm contribuindo para as constantes quebras de recorde de visitação no PNI.
“O crescimento no número de turistas (1,5 milhão em 2012) é reflexo da boa imagem do Destino Iguaçu, que tem no Parque Nacional o seu principal atrativo e um dos mais bem sucedidos exemplos no País de preservação ambiental aliada à visitação turística. A indústria do turismo hoje é responsável por um em cada quatro empregos em Foz, uma indústria 'sem chaminés', que promove o desenvolvimento regional de forma sustentável”, afirmou Piolla.
Simultaneamente à celebração do aniversário, foi inaugurado um auditório no Centro de Recepção de Visitantes, com capacidade para 200 pessoas. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro fez um balanço das principais conquistas de 2012, tais como: o recebimento pelo parque do título da Fundação New Seven Wonders, a classificação máxima como atrativo turístico da Trip Advisor.
Ele aproveitou para anunciar as melhorias que virão este ano, a exemplo da reinauguração do Centro de Recepção de Visitantes, que passou por reformas. “No próximo mês de março nossa expectativa é adquirirmos cinco novos ônibus híbridos e estruturarmos uma ciclovia dentro do parque. O parque vem melhorando sua infraestrutura constantemente. Quem sabe, na comemoração de seus 75 anos, não estaremos também celebrando um novo recorde, de 1,6 milhão de turistas”, disse Pegoraro.
O prefeito Reni Pereira ressaltou a importância histórica do PNI para a cidade de Foz do Iguaçu. “Não podemos esquecer que as Cataratas eram o quintal, o espaço de veraneio dos pioneiros de Foz. E foi graças ao amor dos pioneiros, que também está presente hoje na população, que esse espaço foi muito bem conservado e está aí como uma das maravilhas do mundo”, afirmou o prefeito.
As autoridades presentes inauguraram a placa das Cataratas como uma das novas sete maravilhas em seu local definitivo, próxima à entrada do Centro de Recepção de Visitantes. Além de Vizentin, estiveram presentes o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o secretário estadual de turismo (representando o governador Beto Richa), Jackson Pitombo; o secretário de Turismo de Foz, Jaime Nelson Nascimento; o chefe do PNI, Jorge Pegoraro; o diretor administrativo da concessionária Cataratas S/A, Roberto Antônio Trauczynski, entre outras autoridades.
Segundo parque nacional criado no País (o primeiro é o de Itatiaia), o PNI é hoje uma referência na gestão compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada. Tanto que o modelo está sendo adotado em outras unidades de conservação, como Fernando de Noronha, Tijuca, Serra dos Órgãos e Itatiaia.
Como não poderia ser diferente em um aniversário, a festa teve parabéns e bolo. A festa contou com apresentações da Trupe Luz da Lua e das bandas A Fenda e O Quarteto.

Presidente do ICMBio visita Itaipu
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin, visitou Itaipu na tarde de quinta-feira (10) acompanhado do chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro. Ele foi recepcionado no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) por Paulino Motter, consultor do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek. Ao final da visita, ele esteve no Centro Executivo de Itaipu, onde conversou com o DGB. "Outro aspecto importante é o potencial agregado pela empresa. Quando Itaipu se coloca à disposição para uma parceria, leva consigo todo um pool de instituições congregadas por ela", afirmou Vizentin.
O presidente do ICMBio também dirigiu o veículo elétrico de Itaipu e, antes do roteiro pela usina, plantou uma muda de araçá no Bosque dos Visitantes do CRV. “Que ela represente o cultivo de nossa boa parceria com Itaipu", disse Vizentin.
Fonte: Jornal de Itaipu Eletrônico
Leia mais:

Parque Nacional do Iguaçu celebra 74 anos

Comunicação ICMBio
 (61) 3341-9280

Nenhum comentário: