sábado, 6 de agosto de 2011

De Olho na Reserva N. 05

Dias treze e quatorze de julho de 2011. Oficina de Planejamento Participativo (OPP). Tuneiras do Oeste teve, mais uma vez, a oportunidade de opinar, propor e debater assuntos relacionados à Reserva Biológica (Rebio) das Perobas.
Realizada nas dependências do Sindicato Rural Patronal de Tuneiras do Oeste, a OPP obteve propostas, sugestões e informações necessárias para a elaboração do Plano de Manejo da Rebio das Perobas. Participaram da Oficina equipe de técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de Brasília, responsáveis pela supervisão da elaboração do Plano, analistas do ICMBio e os brigadistas, lotados na Rebio das Perobas, além de representantes de alguns setores da sociedade tuneirense, entre os quais: Poder Legislativo, sindicatos, Ocadecto, e agricultores do entorno.
O Analista Ambiental Antônio Guilherme C. da Silva, coordenador da elaboração do Plano de Manejo, apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos quanto à proteção, pesquisa e educação ambiental. Os participantes tiveram oportunidade de fazer várias sugestões em contribuição à gestão da Unidade. Entre os principais assuntos abordados destacaram-se o problema da caça, do uso do fogo e de agrotóxicos e a educação ambiental, que foram discutidos em grupos e apresentados no encerramento da oficina, com as possíveis soluções levantadas.
O Plano de Manejo de uma Unidade de Conservação (UC) da Natureza é o documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade, abrangendo, também sua zona de amortecimento. As normas e atividades previstas no documento visam garantir o cumprimento dos objetivos da UC, bem como promover sua integração com a comunidade do entorno.
A fase de levantamento de dados, propostas e sugestões para elaboração do Plano de Manejo desta Unidade Federal de Conservação da Natureza de Proteção Integral contou com Levantamento Bibliográfico, Avaliação Ecológica Rápida, Oficina com Pesquisadores, Reuniões Contributivas do Conselho Consultivo da Rebio (CORPE), Oficina de Diagnóstico Participativo, fechando com a OPP. Agora, é debruçar sobre todas as informações obtidas e escrever o Plano.
Quarenta convites foram enviados, menos da metade dos convidados compareceram. Ainda não quero acreditar em uma das frases pronunciada por um dos presentes na OPP: “as pessoas não se sentem responsáveis pelos assuntos voltados à Rebio”. Quero acreditar que, quem não compareceu, apenas, não pode ir. Outros compromissos os impediram de irem e exercerem a cidadania plena e participativa na gestão da Rebio das Perobas, maior patrimônio ambiental do noroeste do estado do Paraná, em Tuneiras do Oeste.
(O Tuneirense - agosto/2011)

Nenhum comentário: