sábado, 19 de junho de 2010

aqua inicia trabalhos em nova UC

Foi dado início, mês passado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João / Mico-Leão Dourado, Estado do Rio de Janeiro, os trabalhos para implantação do Programa aqua São João – Programa de Monitoramento da Qualidade Ambiental do Rio São João e seus Afluentes na APA da Bacia do Rio São João/Mico Leão Dourado. Concebido pelo Analista Ambiental, engenheiro químico Carlos Giovanni, o Programa aqua propõe, a partir de análises químicas, levantar e acompanhar as atividades ocorrentes em dada área de estudo, interagindo com outros programas e projetos existentes, sistematizando análises e procedimentos de monitoramento, fiscalização e educação ambientais, desenvolvendo metodologia para análises e destinação de resíduos, minimizando a influência antropogênica sobre a Unidade de Conservação (UC), sua área de Entorno e seus Corredores. Implantado no Parque Nacional do Iguaçu pelo Analista Ambiental, biólogo, Jorge Pegoraro, chefe da Unidade, passou a ser denominado aquaIGUAÇU. Rogério Souza, Analista Ambiental, administrador de empresas, chefe da APA, inicia a implantação do Programa, sendo denominado aqua São João. A região da bacia de drenagem do rio São João apresenta núcleos urbanos, potenciais poluidores, além de atividades antrópicas das mais diversas. Assim, o monitoramento ambiental deve ser atividade constante onde, a partir deste, ações de mitigação e correção dos impactos negativos possam ser realizadas, proporcionando proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade da Mata Atlântica regional. O Programa aqua São João propõe levantar, conhecer e monitorar tais atividades, a partir da qualidade física, química e biológica dos cursos d’água existentes nessa área de estudo, e propor ações para correção e/ou mitigação destas.
Em fase de implantação, o Programa aqua São João realizará levantamento das nascentes dos afluentes do rio São João, definindo aquelas que serão avaliadas, conforme plano de coleta e análise de amostras de água elaborado. Após, serão elencados os demais pontos de coletas nos cursos d’água que compõem a bacia do rio São João, elegendo aqueles que serão monitorados. Os principais objetivos do Programa são: realizar diagnóstico ambiental das nascentes dos afluentes do rio São João; definir plano de ação para o levantamento da situação ambiental, pontos de impactos e poluição, de coletas e análises de dados do rio São João e seus afluentes; sistematizar análises físicas, químicas e biológicas em cursos d'água existentes na área em estudo (Unidade); gerar informações que fomentem a elaboração de atividades de educação ambiental, específicas às particularidades de cada município; envolver a população no desenvolvimento das diferentes ações; e fomentar estratégias de ações corretivas, preventivas e fiscalizatórias. Na realização deste amplo trabalho, o ICMBio conta com a parceria da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) – Laboratório de Barra de São João, Comitê de Bacia Lagos São João e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “A sistematização de ações apresentadas pelo Programa aqua São João é fundamental ferramenta para criar um padrão de monitoramento, permitindo melhorias na implementação da Gestão e da Educação ambientais no âmbito da APA”, conclui Rogério.
APA DO RIO SÃO JOÃO
A APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado é uma Unidade Federal de Conservação de Uso Sustentável com, aproximadamente, 150.700 hectares, abrangendo cerca de 70% da bacia hidrográfica do rio São João. A região abriga duas UC Federais de Proteção Integral: Reserva Biológica Poço das Antas e Reserva Biológica União, além de treze Reservas Particulares do Patrimônio Natural. A bacia do rio São João abrange uma área de 2.190 km², onde estão localizados parcialmente os municípios de Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Rio Bonito, e Rio das Ostras e, integralmente, o município de Silva Jardim. O rio São João tem suas nascentes na serra do Sambê, nos municípios de Cachoeira de Macacu e Rio Bonito, a uma altitude de 600 metros, percorrendo cerca de 150 km até desaguar no oceano, na divisa entre os municípios de Casimiro de Abreu, distrito de Barra de São João, e Cabo Frio.

Nenhum comentário: