sábado, 3 de outubro de 2009

Rebio das Perobas é notícia no "Bom dia Brasil"

Mata abriga aves ameaçadas de extinção no interior do Paraná
(Bom dia Brasil - edição de 29/09/2009)
Na reserva de conservação natural, espécies que já não são mais comuns de ser vistas soltas enfeitam as árvores e o céu. Na terra, a fauna também é rica.
"No interior do Paraná, a equipe do Bom Dia Brasil descobriu um trecho de mata protegida. Uma reserva de conservação natural. Abrigo seguro para centenas de aves ameaçadas de extinção.
Ao amanhecer, a equipe já está de pé. Olhos voltados para o céu e ouvidos atentos para o cantar dos pássaros. Eles, que também acordam com o sol, logo aparecem. Espécies que já não são mais comuns de ser vistas soltas enfeitam as árvores e o céu, na região. Na terra, a fauna também é rica. O Bom Dia Brasil flagrou dezenas de queixadas voltando para a mata.
“A reserva biológica das Perobas representa o último refúgio de fauna da região norte do Paraná e serve de abrigo de diversas espécies de animais que encontram-se ameaçados de extinção”, afirma o funcionário da Reserva Desudete Jackson Ribeiro.
De olho nos pontos mais altos da floresta, os pesquisadores procuram principalmente gaviões. Já conseguiram registrar duas aves raras. O urubu rei, que voa majestoso e o gavião pato, uma ave ainda mais rara. Pesquisadores já sabem que o número de gaviões pato vivendo na reserva é pequeno. Por isso, é tão difícil conseguir encontrá-los. Mas a descoberta de um deles na mata já é considerada um grande avanço. Há anos não havia registro de gaviões pato no Paraná. Até agora, 14 gaviões já foram catalogados na reserva. Mas o rei do pedaço é o popular carcará. Ao contrário dos outros, o gavião deixa as alturas para desfilar no chão. Um deles até se exibe para voar e voltar para a reserva, que é o refúgio mais seguro desses animais." (Fonte: Bom dia Brasil - Rede Globo de Televisão)
A Reserva Biológica das Perobas, localizada no interior do Estado do Paraná, entre os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, é uma Unidade Federal de Conservação da Natureza de Proteção Integral administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Um comentário:

Rosemare Skiba disse...

Carlos,

Eu, sinceramente, me sinto orgulhosa demais de ver esta matéria. Ela, com certeza, depende de muitos esforços, e o seu.... "prefiro não comentar" ahahah. Grande abraço