sábado, 28 de fevereiro de 2009

Notícias Antigas... trabalho atual e recorrente

Trabalhar Educação Ambiental é, também, a realização de palestras, cursos e seminários. Sempre acreditei nisso! Na sequência, notícias sobre algumas palestras realizadas. Sempre pratiquei e pratico, estando à disposição para continuar realizando este trabalho!
Seminário de Biologia destaca saúde e meio ambiente
"O meio ambiente e cuidados preventivos na área da saúde foram os temas debatidos por acadêmicos e profissionais no Seminário de Biologia 2003, acontecido nos dias 27 e 28 de maio, no auditório do Campus Administrativo da Fundação de Ensino Superior de Rio Verde/GO (Fesurv). Segundo o coordenador do curso de Biologia, professor Sérgio Zaiden, o evento visou trazer informações atuais sobre os dois temas, bem como alertar para a necessidade de procedimentos preventivos como forma de se garantir uma melhor qualidade de vida. Convidados especiais do Seminário, os srs. Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni e Ary Soares dos Santos abriram o círculo de palestras enfocando ações que podem, e devem ser efetuadas em benefício da natureza. Segundo eles, a idéia de que a defesa do meio ambiente é assunto somente para ONGs e ambientalistas está totalmente ultrapassada. ”Cabe a cada um de nós fazer sua parte para o bem das nossas futuras gerações”, afirmaram. Dia 27, foi a vez da Drª Leânia Garcia Martins Teles ministrar a palestra “Câncer: aspectos atuais e realidade brasileira”, onde discorreu sobre os tabus e medos que ainda envolvem a enfermidade. Encerrando o ciclo de palestras, a Drª Tâmara Guimarães Fonseca Horbilon falou sobre normas de biossegurança e acidente de trabalho em material biológico, ressaltando os riscos, conseqüências e modo de prevenção com relação a esses acidentes. Prestigiando o evento, o presidente da Fesurv, professor Paulo Eustáquio, diretores César Romero (de Ensino), Cleides Antonio Cabral (Pós-graduação, Pesquisa e Extensão), Carlos Alberto Nogueira (Econômico) e Cícera Borges (Assuntos Acadêmicos); acadêmicos, professores, biólogos, e imprensa de Rio Verde e região".
(Fonte: www.fesurv.br, 03/06/2003)
Ibama promove atividades na Semana do Meio Ambiente
"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Paranavaí, por meio da Base Avançada de Pesquisa (BAP), está promovendo diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Na sexta-feira (4), das 8 às 10 horas, no Colégio Intentus, de Paranavaí, a analista ambiental Maria Olímpia Cardoso fará duas conferências, uma sobre "Reservas da Biodiversidade" e outra a respeito de "Cidadania e Água". Além disso, a BAP está coordenando uma exposição de painéis, montados por estudantes de Paranavaí, sobre projetos de conservação e recuperação de matas ciliares e ribeirões. A exposição, aberta aos alunos de escolas das redes pública e privada, está acontecendo no Parque Ouro Branco, onde fica a Casa Ambiental, local de funcionamento da BAP. Até sexta-feira, os visitantes conhecerão os painéis e receberão, dos servidores da Base Avançada de Pesquisa, informações e orientações sobre o apoio da Bape na soltura de peixes na reserva do Parque Ouro Branco e o trabalho do Ibama para a conservação de matas ciliares. Sob a responsabilidade de José Antônio Demétrio, a BAP também vem participando das discussões sobre a revisão de algumas portarias do Ministério do Meio Ambiente, entre elas a que trata da introdução de espécies exóticas na aqüicultura; a que se refere à pesca profissional no Rio Paraná; e a que trata da Piracema. Outras cidades - Nesta quinta-feira (3), às 12 horas, no Rotary Club Maringá Norte, em Maringá, o analista ambiental Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, que é engenheiro químico, fará uma palestra sobre "Conscientização Ecológica". Também na quinta-feira, às 14 horas, na Casa da Cultura em Paranacity, a analista ambiental Maria Olímpia Cardoso e o técnico ambiental Paulo Afonso Demétrio participarão do Fórum Municipal sobre o Meio Ambiente".
(Fonte: Jornal Diário do Noroeste, Paranavaí/PR, 03/06/2004)
3° R Design – Encontro de estudantes de Design e Moda
(15 a 21 de novembro de 2006) "Organizado pelos estudantes de Design – Projeto de produto e de Moda da Universidade Estadual de Maringá, o encontro, desta vez será em Cianorte, Paraná. É um evento itinerante de cunho social, econômico e cultural e visa à integração acadêmica, profissional, entre empresa e universidade, a divulgação de novas tecnologias, conhecimento, caracterização e promoção do design. O encontro reúne estudantes, professores, pesquisadores, empresas e profissionais da área vindo dos mais variados estados e regiões (principalmente a sul) do país que participarão de palestras, debates, oficinas, exposições e apresentações de trabalhos". Confira as palestras:
Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni (Engenheiro Químico - Analista Ambiental): "Meio Ambiente e a indústria têxtil."; Nó Design: "Nó design: empreendendo e ajudando a empreender."; Gustavo Jota: "Caixa Preta - O gerenciamento do projeto de design."; Moda Manifesto: "História da moda ou moda na história? Um olhar sobre a cultura visual do passado."; Tony de Marco: "Terrorismo Tipográfico, a pixação como forma de expressão."; Celso Dornelles: "Design em Pedras Preciosas."; Gustavo Brum: "Design, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental e Social: Um Compromisso Possível?"; Editora Fina Flor: "Se você não tem bunda, use laços no cabelo."; Nelson Petzold "Bornancini e Petzold: 45 anos de design."
Eventos debatem desenvolvimento sustentável até sexta-feira
(15 de setembro de 2008) "O 10º Encontro Maringaense de Biologia (Emabi) e a 23º Semana da Biologia da UEM, que começaram ontem à noite (14), debatem questões ligadas ao Desenvolvimento Sustentável até sexta-feira (19). Durante a solenidade de abertura, a coordenadora dos eventos Maria Auxiliadora Gutierre destacou que eles são voltados para os alunos de graduação, mas que contam alunos de pós-graduação e profissionais. A diretora do Centro de Ciências Biológicas, Kathia Mourão, falou sobre a importância do biólogo para manter a sustentabilidade do ecossistema. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, apresentou dados da UEM que mostram as conquistas da Universidade. Ressaltou também a importância de eventos como esses para a formação acadêmica. Hoje às 19h30, no Bloco G-90, a professora Raquel Rejane Negrelle falará sobre Produtos Florestais não Madeiráveis: meios de vida sustentáveis e ecossistemas saudáveis. Destaque também para a palestra Aqua - Análise da Qualidade Ambiental, que será proferida na quarta-feira (17), às 20h30, no Bloco G-90, por Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni, engenheiro químico, chefe da Reserva Biológica das Perobas – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele deve abordar itens como monitoramento ambiental, determinação de agrotóxicos em unidade de conservação e monitoramento no Parque Nacional do Iguaçu".
(Fonte: www.uem.br)

Nenhum comentário: