Brasília (13/11/2012) – A Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Paraná, realizou no último fim de semana mais uma etapa da “Operação biXo (assim mesmo, com X maiúsculo)”, que resultou na prisão de um infrator, na destruição de cinco pontos de caça, sendo dois deles dentro da Unidade de Conservação (UC), e na apreensão de armamentos destinados à caça ilegal.


Os pontos de caça encontrados foram destruídos e, enquanto se dirigia a um dos locais, um homem foi autuado e detido pela equipe de policiais da operação. Com ele, foram apreendidas uma espingarda calibre 20 e munição, enquanto na casa, localizada em uma fazenda vizinha da Rebio das Perobas, foram encontrados um tatu congelado e um tubo de PVC, utilizado para acondicionar o armamento em acampamentos.
A Rebio
A reserva foi criada em março de 2006. Nos seus 8.716 hectares, estão o maior remanescente de floresta de todo o norte e noroeste do estado do Paraná. O ambiente de floresta estacional semidecidual abriga grande diversidade de espécies animais nativas da Mata Atlântica, muitas ameaçadas de extinção regional e nacional. Dentre elas estão as cinegéticas (alvos de caça) como a paca Cuniculus paca, o cateto Pecari tajacu, a queixada Tayassu pecari e o veado-mateiro Mazama americana. A rebio também abriga uma população significativa de palmito-jussara Euterpe edulis, muito visada para extração ilegal.
Fonte: Comunicação ICMBio (61) 3341-9280
Nenhum comentário:
Postar um comentário