segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Capanema ganha trilha no Parque Nacional do Iguaçu


Lançada experimentalmente durante a 17a. edição da Feira do Melado, que aconteceu de 12 a 15 de setembro de 2012, a trilha das Taquaras possui 550 metros de extensão e uma linda cachoeira. Está localizada no interior da Mata Atlântica no coração do Parque Nacional do Iguaçu e pode ser acessada de embarcação, por enquanto, somente com autorização especial.
Uma antiga "fabriqueta" de palmito descoberta por policiais ambientais a alguns anos atrás dentro do Parque, pode ser observada na trilha, entre espécies de canafístula, louro branco, bromélias e do palmito jussara ainda preservado na Unidade de Conservação. Pode-se ainda observar várias espécies de borboletas, aves e com um pouco de sorte, algum animal, como a cotia, paca, veado, capivara e anta, por exemplo.
Os trabalhos do Parque Nacional do Iguaçu com a comunidade de Capanema se intensificam cada vez mais. No último mês de agosto, por exemplo, foi publicado no Diário Oficial da União a Portaria n. 91 de 16.08.12 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, que permite a utilização de embarcações motorizadas ou não e jet ski no rio Iguaçu, bem como define um zoneamento para diversas atividades turísticas na região.
A intenção da administração da Unidade de Conservação com esta normatização do rio Iguaçu, implantação da trilha das Taquaras e através do apoio técnico para o licenciamento ambiental das propriedades que tenham interesse em ingressar na atividade turística local, é buscar cada vez mais a integração e parceria com a comunidade do município.
"Precisamos manter o diálogo aberto, realizar ações concretas com a participação da comunidade, para um melhor conhecimento sobre o Parque, com isso , ajudar a protegê-lo, pois, ainda é alvo de palmiteiros e caçadores" disse o Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, durante a realização da III Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque realizada durante a Feira do Melado.
As visitas à Trilha das Taquaras está sendo realizada com agendamento prévio através da Prefeitura Municipal de Capanema e o Posto de Informação e Controle do Instituto Chico Mendes. Futuramente, grupos de estudantes, clubes, associações e moradores da região também poderão visitar gratuitamente a trilha.

Nenhum comentário: