sábado, 27 de dezembro de 2008

Projeto de Combate à Dengue Merece Destaque

(Profa. Fátima De Giovanni e agentes da Secretaria maringaense de Saúde: Projeto "Fora Dengue!" em ação)
O Projeto “Fora Dengue!” teve grande êxito em 2008! Trabalhando junto aos alunos do Ensino Fundamental do Colégio Paraná, em Maringá, que foram preparados para atuarem como “agentes ambientais mirins”, os professores Maria de Fátima Gritzenco De Giovanni e João Batista da Silva, das disciplinas de Ciências e Geografia, respectivamente, os orientaram sobre a forma de transmissão, os sintomas e a necessidade de eliminar as condições para a proliferação do mosquito. Os alunos foram preparados para agirem no combate ao Aedes aegypti junto à comunidade onde moram, além de atuarem como agentes de conscientização na guerra contra a dengue.
O Projeto, transformado em verdadeira campanha “Fora Dengue!”, teve diversas etapas, com aulas específicas sobre a doença, pesquisa referente ao tema, palestras com agentes da Secretaria de Saúde e treinamento dos estudantes sobre como avaliar o ambiente para impedir a proliferação do mosquito. Além de levar o que aprenderam a familiares e vizinhos, os alunos atuaram como fiscais e prepararam relatórios periódicos dos procedimentos e resultados obtidos nas áreas de monitoramento.
Os relatórios dos estudantes do Colégio Paraná foram avaliados pelos professores responsáveis pelo projeto e compuseram a nota final das disciplinas. Uma cópia do relatório final foi encaminhado, também, à Secretaria Municipal de Saúde de Maringá.
"FORA DENGUE!" - O Projeto Objetivo Geral Neste trabalho, Maria de Fátima Gritzenco De Giovanni e João Batista da Silva, professores, respectivamente, das disciplinas de Ciências e Geografia do Colégio Paraná, objetivam orientar seus alunos do Ensino Fundamental sobre a doença Dengue, suas causas e efeitos, fazendo com que possam trabalhar como multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti na região onde moram e onde seus pais exercem suas atividades profissionais, auxiliando no monitoramento de possíveis focos da doença em Maringá. Objetivos Específicos – Orientar os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Paraná quanto à doença Dengue, suas causas e efeitos, bem como das formas de combate ao seu principal transmissor; – treinar esses alunos para atuarem como “Agentes Ambientais Mirins” para: avaliar as condições nas residências em que moram, buscando e eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, definir uma “área de monitoramento” no entorno da moradia de cada um dos alunos, para avaliar as condições nas residências, buscando eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nesta área monitorada; – assinalar as “áreas de monitoramento” trabalhadas pelos alunos, localizando-as dentro do mapa da cidade de Maringá, definindo as condições observadas; e – contribuir para o combate à Dengue realizado pelas autoridades do Município de Maringá. O Projeto “Fora Dengue!” propõe orientar os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Paraná quanto às causas, efeitos da doença Dengue, e formas de combate ao seu principal transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Assim, esses alunos terão condições de orientar moradores da região onde moram e mapear esta região, contribuindo para o Combate a Dengue. Para tanto, as etapas de ação deste Projeto deverão ser: a) ministrar aula específica sobre a Dengue, em cada classe (quinta a oitava série); b) levar os alunos, divididos em grupos, a acessar a internet, no sítio:
para que pratiquem o conhecimento adquirido e as formas de combate ao mosquito transmissor da doença; c) ministrado por um Agente credenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, orientar os alunos a avaliar áreas residenciais, na identificação de possíveis focos do mosquito transmissor, e nas maneiras de abordar e orientar seus moradores; d) elaborar planilha de avaliação de residências, bem como questionário aos moradores; e) localizar a residência de cada educando (aluno) em um mapa da cidade de Maringá; f) cada aluno aplicará a avaliação e questionário em sua própria residência; g) tabular, avaliar e confeccionar relatório dos dados obtidos; h) a partir da residência de cada aluno, definir “área de monitoramento” de cada aluno para aplicação da planilha de avaliação, localizando sobre o mapa da cidade; i) cada aluno, aplicar planilha de avaliação e questionário em sua “área de monitoramento” definida; j) tabular, avaliar e confeccionar relatório dos dados obtidos; k) identificar os dados obtidos, diferenciando através de cores, em mapa da cidade de Maringá; l) cada aluno, retornar, após tempo preestabelecido, à “área de monitoramento” para reavaliação; m) tabular e mapear dados reavaliados; e n) comparar com avaliação inicial, confeccionando relatório final. Cada aluno apresentará duas cópias de seu Relatório Final. O Relatório Final será uma das avaliações adotadas pelas disciplinas de Ciência e Geografia e sua nota comporá a nota final referente ao quarto bimestre de 2008. Uma cópia do Relatório Final será encaminhada à Secretaria de Saúde do Município de Maringá, no intuito de colaborar para a erradicação da doença Dengue. Metodologia Para atingir as metas deste projeto, a metodologia utilizada deve ser a mais simples e direta possível, sensibilizando e orientando cada educando da importância de se combater a doença em sua raiz. Assim, aplicada a cada etapa de ação ter-se-á: 1. Aula específica sobre Dengue: exposição específica sobre a doença, causa, efeitos e prevenção, durante o horário normal das aulas de Ciências; utilização de multimídia. 2. Acesso a internet: utilização da sala de computação, para acesso ao sítio em referência, durante o horário normal das aulas de Ciências; exploração total, pelos alunos, dos recursos oferecidos pelo sítio, acompanhados pela Professora. 3. Orientação do Agente da Secretaria de Saúde: exposição realizada durante o horário normal das aulas de Geografia; orientação para avaliação e abordagem de residências e moradores. 4. Elaboração de Planilha e Questionário: planilha elaborada pelos alunos, com orientação dos professores de Ciências e Geografia, baseados em planilhas adotadas pelos agentes ambientais do Município de Maringá; questionário aos moradores elaborado pelos alunos, com orientação dos professores de Ciências e Geografia, baseados em questionário adotado pelos agentes ambientais do Município de Maringá. 5. Localização da residência de cada educando: orientado pelo professor de Geografia, cada aluno localizará sua residência em um mapa impresso da cidade de Maringá. 6. Avaliação individual e primeiro relatório: cada aluno aplicará a planilha de avaliação e o questionário em sua própria residência; cada aluno irá tabular os dados obtidos, sob orientação dos professores de Ciências e Geografia, confeccionando o relatório contendo, no mínimo: – mapa de localização, – planilha de avaliação preenchida, – respostas obtidas no questionário, – conclusões, em especial, quanto à possível existência de focos de transmissão da doença. 7. Definição da área de monitoramento: orientado pelo professor de Geografia, cada aluno definirá a sua área de monitoramento, sobre um mapa impresso da cidade de Maringá. 8. Avaliação da área de monitoramento: cada aluno aplicará a planilha de avaliação e o questionário em todas as residências de sua “área de monitoramento”; cada aluno irá orientar os moradores de sua “área de monitoramento” quanto aos cuidados para se evitar a doença Dengue. 9. Avaliação da área monitorada e confecção de Relatório: cada aluno irá tabular os dados obtidos, sob orientação dos professores de Ciências e Geografia, confeccionando o relatório contendo, no mínimo: – mapeamento da área monitorada, diferenciando através de cores, dados de possíveis focos de transmissão da doença, bem como possíveis casos de infecções; – planilha de avaliação preenchida, – respostas obtidas no questionário, – conclusões e sugestões. 10. Retorno à área monitorada e confecção de Relatório Final: orientados pelos professores de Ciências e Geografia, cada aluno irá retornar, após tempo preestabelecido, às residências visitadas em sua “área de monitoramento”, reavaliando as condições atuais; expor aos moradores visitados as possíveis mudanças ocorridas desde a última visita; cada aluno irá tabular os dados obtidos, sob orientação dos professores de Ciências e Geografia, confeccionando o Relatório Final contendo, no mínimo: – mapeamento comparativo da área monitorada, diferenciado por cores, observando diferenças entre dados obtidos; – planilhas de avaliação comparativamente preenchidas, – diferenças entre as respostas obtidas nos dois questionários, – conclusões e sugestões.
O Projeto completo, com planilhas de avaliação, questionários, mapas, relatórios, cronograma, indicadores e todos os demais detalhes está disponível a todos os interessados e pode ser obtido junto aos professores responsáveis, no Colégio Paraná. Em 2009, o Projeto "Fora Dengue!" será colocado em prática novamente!

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