quarta-feira, 20 de abril de 2011

De Olho na Reserva

A Rebio das Perobas tem, desde o mês passado, uma coluna no jornal "O Tuneirense", de Tuneiras do Oeste/PR. Dentro das comemorações dos cinco anos de existência da Rebio, Carlos De Giovanni, chefe da Reserva, e Delci de Souza, editor-chefe do jornal, firmaram compromisso em, mensalmente, manter a coluna "De Olho na Reserva". Aqui, no blog, também mensalmente, vou reproduzir a coluna. Segue a primeira, lançada no mês de março!

O Ministério do Meio Ambiente, através de sua autarquia, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, fundamenta suas ações nas necessidades e demandas sociais, sendo instrumento de constantes debates e anseios da Sociedade Civil, respeitando as comunidades e seus aspectos sociais, ecológicos, culturais, políticos, históricos, as relações humanas e dessas com a Natureza, valorizando saberes e experiências da coletividade, conciliando preservação, necessidades da população e os deveres do Estado.

A criação da Unidade Federal de Proteção Integral “Reserva Biológica das Perobas”, através de Decreto Presidencial sem número, de 20 de março de 2006, foi uma ação Estatal, necessária, visando à perpetuação de um nicho de Mata Atlântica, já tão degradada no Noroeste do Estado do Paraná. Assim, acima de vencer dificuldades de qualquer ordem, a implementação da Reserva Biológica (Rebio) das Perobas está baseada em projetos claros e objetivos e da disposição firme de todos os segmentos da Sociedade, do Estado à Comunidade.

Unidade Federal de Conservação da Natureza de Proteção Integral, a Rebio das Perobas tem uma área de 8.716 hectares, localizada nos Municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, Região Noroeste do Estado do Paraná. Floresta Estacional Semidecidual, com relictos de Ombrófila Mista, a Reserva localiza-se numa região de agricultura intensa e tecnificada. Estando no Terceiro Planalto – Planalto de Campo Mourão, a área da Reserva apresenta formas de superfície esculpidas por derrames vulcânicos no arenito Caiuá, de relevo suave ondulado, seu solo tem, predominantemente, textura arenosa, com altitude média de 400 metros, localizada no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ivaí e Piquiri, que drenam suas águas para o rio Paraná.

Por se tratar de uma região Submontana de transição, apresenta vegetação complexa e heterogênea. A maior parte da vegetação, Floresta Estacional Semidecidual Submontana, é exuberante, com grande diversidade de espécies, onde têm destaque perobas (Aspidosperma spp), cedros (Cedrela fissilis) e o palmito (Euterpe edulis). A Floresta com Araucária (Floresta Ombrófila Mista) também se faz repre-sentar nessa área, trazendo o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Avistamentos, rastros e pegadas dão conta de existência de diversos animais silvestres, entre eles a anta (Tapirus terrestres) e a onça parda (Puma concolor), além de uma grande diversidade de aves.

Neste contexto, quando celebramos os cinco anos de existência da Reserva, lançamos, oficialmente, esta coluna no jornal “O Tuneirense”, marcando a incorporação da Rebio ao dia-a-dia da população.

De hoje, mensalmente, nós, da equipe da Rebio das Perobas, traremos informações sobre ela e sobre as ações que desenvolvemos, bem como sobre o ICMBio e assuntos ligados a conservação e ao Meio Ambiente. Assim, intencionamos fazer com que a população sinta seu real pertencimento quanto à Reserva Biológica das Perobas, um patrimônio de todos os brasileiros e, em especial de cada brasileiro tuneirense.

Reserva Biológica das Perobas

Avenida Rio de Janeiro, 308 - Tuneiras do Oeste – Paraná

CEP: 87450-000

rebioperobas@icmbio.gov.br

(44) 3653-1048

Nenhum comentário: