sábado, 16 de abril de 2011

CORIPA

CORIPA
Cláudio Palozi *
Os municípios de Altônia, Alto Paraíso e S. Jorge do Patrocínio planejaram há 16 anos, a criação de uma entidade que viabilizasse a gestão das APAs municipais, constituídas em 1.994. Com apoio do Ministério Público e do IAP, em 15 de abril de 1995, surgiu o CORIPA – Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência, que contribuiu para a criação do Parque Nacional de Ilha Grande, em 1997.
Com sede em S. Jorge do Patrocínio, limite com Mato Grosso do Sul e Paraguai, uma região estratégica e de grande importância logística para o Mercosul. Muitas ações conjuntas já foram realizadas com os municípios, inclusive nos demais que foram se integrando ao CORIPA: Esperança Nova, Guaira, Icaraíma, Terra Roxa e Xambrê.
É um órgão adequado conforme a nova Lei dos Consórcios, uma esfera de Governo pertencente à administração pública indireta, cuja missão principal é trabalhar pelo desenvolvimento regional por um meio ambiente ecologicamente equilibrado e pela sadia qualidade de vida da população. É pioneiro no Estado como consórcio intermunicipal de proteção à natureza, uma experiência inédita de gestão compartilhada em unidade de conservação.
Hoje, realiza ações importantes com outros consórcios parceiros, ex: do CIBAX, COMAFEM e outras entidades, visando agilizar trabalhos com universidades, IAP, Instituto Chico Mendes, principalmente nos Planos Municipais de: Recursos Hídricos; Resíduos Sólidos; Arborização; Saneamento; Regularização Fundiária; etc.
Principais objetivos: Representar o conjunto dos municípios que o integram, especialmente frente às demais esferas constitucionais do governo; planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à conservação e recuperação dos ecossistemas associados ao Rio Paraná; promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental dos municípios partes; dar apoio técnico e institucional aos municípios na avaliação, formulação e acompanhamento de políticas públicas; oferecer elementos para solução dos problemas e desafios do desenvolvimento sustentável; elaborar planejamento ambiental dos entes federados; prestar assistência técnica, fornecer bens à administração direta ou indireta dos entes consorciados; e promover o turismo educação ambiental, estudos técnicos e científicos.
Comemoramos as inúmeras parcerias que o CORIPA firmou e realizou nesses 16 anos de vida, extrapolando fronteiras municipais, visando o desenvolvimento regional sustentável e focando o ser humano como parte principal, entre qualquer ecossistema. Parabéns ao CORIPA e a todas as pessoas e instituições que contribuíram nas inúmeras ações realizadas até aqui, com sugestões e trabalhos que resultaram em muitas conquistas para o meio ambiente regional.
*Claudio Palozi – Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Presidente do CORIPA e Prefeito de S. Jorge do Patrocínio - Pr

Nenhum comentário: