sábado, 17 de julho de 2010

Iguaçu reforça opções de lazer para visitantes

Além do passeio de barco nas proximidades das Cataratas, concessionário oferecerá caminhada em trilhas, rafting, canionismo na cachoeira do Macuco e transporte terrestre de passageiros entre a recepção e o porto
A Ilha do Sol Agência de Viagens Ltda. foi a vencedora do processo licitatório da concessão de operação do passeio turístico “macuco”, no Parque Nacional (Parna) do Iguaçu, lançado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A empresa continuará à frente do empreendimento – que prevê, além de passeio de barco por via fluvial até o limite de navegabilidade próximo às Cataratas do Iguaçu, caminhada em trilhas, rafting, canionismo na cachoeira do Macuco e transporte terrestre de passageiros no trecho entre a recepção e o Porto do Macuco – por mais dez anos.
O aviso de Homologação e Adjudicação foi publicado no Diário Oficial da União no dia 24 de junho e o novo período para operação do passeio iniciou na segunda-feira, dia 28. A Ilha do Sol foi a única empresa habilitada para concorrer e cumpriu todas as exigências do edital, lançado em maio. Apresentou documento técnico contendo 2.500 páginas, que foram analisadas pela Comissão Licitatória, formada por servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lotados no Parna do Iguaçu e na sede central da autarquia, em Brasília. O processo para a licitação durou aproximadamente um ano e meio, entre a confecção do termo de referência e o edital.
De acordo com o chefe da Unidade, Jorge Pegoraro, a empresa investirá cerca de R$ 5 milhões em reformas e ampliações, além de benfeitorias na área de recepção, banheiros, píer, trilhas e porto de embarque. Outra preocupação é em relação à acessibilidade para o visitante fazer o passeio de barco. “Haverá a instalação de um plano inclinado (cadeira elevadora) permitindo que cadeirantes ou portadores de outras necessidades especiais tenham acesso da barranca do rio até o embarque nas lanchas do passeio”, afirma Pegoraro.
Na área ambiental, a Ilha de Sol terá de se enquadrar as exigências para obter a certificação ambiental NBR ISO 14.001 de excelência ambiental, incluindo um plano de gestão dos resíduos sólidos, e pesquisa de impacto ambiental sobre a fauna aquática do Rio Iguaçu. Está prevista, também, a informatização da área de recepção e a venda de ingresso semelhante ao da concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, que conta com um sistema integrado de controle de venda dos bilhetes. (Fonte: Ascom/ICMBio)

Nenhum comentário: