sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Polimento de efluentes através de zona de raízes

O Programa aquaIGUAÇU projeta adaptar o modelo de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) por zona de raízes, também conhecido como Wetland, para implantar nas ETE existentes no Parque Nacional do Iguaçu (PNI), agindo como polimento dos efluentes, principalmente na redução de compostos nitrogenados e fosfatados, antes de sua destinação final. A Concessionária Helisul dispôs espaço e subsídios para adaptar a ETE do Hangar ao modelo, de forma experimental. Após o tratamento biológico da ETE de modelo compacto, os efluentes serão destinados paralelamente a duas caixas de fibra estruturadas com zona de raízes, modelo proposto por VAN KAICK, 2002, adaptado por LEMES et. al. 2008. Serão utilizadas duas caixas, inicialmente, para avaliar a eficiência de duas espécies de vegetais. Será implantado o sistema de fluxo descendente em leito de pedras britas e areia. As espécies a serem utilizadas são nativas, encontradas na trilha das bananeiras, interna ao PNI. A eficiência da utilização desse sistema será acompanhada semanalmente com a realização de análises físico, químicas e microbiológicas dos efluentes antes e depois de passarem pelo polimento. A cloração do efluente final continuará ocorrendo, após seu polimento por zona de raízes.
Estações de Tratamento de Esgoto por zona de raízes, também conhecido como Wetland, são sistemas projetados para utilizar plantas aquáticas (macrófitas) em substratos como areia, cascalhos ou outro material inerte, onde ocorre a proliferação de biofilmes que agregam populações variadas de microrganismos os quais, por meio de processos biológicos, químicos e físicos, tratam águas residuárias (SOUSA et. al. 2004).

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Senhor,

Estou a disposição para realizar um curso de capacitação e repasse tecnológico para vosso equipe técnica na biotecnologia por Zona de Raízes qual venho promovendo e implantando no Brasil desde 1983, já realizei repasse desta tecnologia para a EPAGRI de Santa Catarina, atualmente estou terminando de implantar duas unidades sendo uma em Campos do Jordão para atender 2000 habitantes por dia e uma em São José dos Pinhais para atender 400 pessoas por dia.

Aguardo vosso retorno

Att.
Albino Eliseu da Silva
Especialista em Zona de Raízes