
A administração da Rebio das Perobas, até porque vêm ao encontro dos objetivos do Projeto "Gênese de um Espaço Protegido”, apóia iniciativas como esta, e reuniu-se com os alunos, fornecendo orientações e dados sobre a Reserva, além de mapas, cartazes, fotografias e filme que auxiliaram a compor o estande dos estudantes montado no evento.
“Os principais objetivos deste projeto são trabalhar a Educação Ambiental com os alunos; valorizar o ser humano como parte integrante do Meio Ambiente; auxiliar na preservação das espécies de animais e plantas que habitam a Reserva, e na mudança de hábitos e atitudes da população com relação a Reserva e sua existência. Esperamos que, ao final do projeto, os alunos e a população tenham se conscientizado da importância da preservação da Reserva, que é a mais importante do Norte e Noroeste do Estado”, explica a professora Kátia Araújo.
Pesquisa realizada pelos alunos, junto à parte dos moradores do município de Tuneiras do Oeste, mostra um retrato da visão que a comunidade tem sobre a Rebio. As principais perguntas foram:
– Tem conhecimento da existência da Reserva Biológica das Perobas no Município de Tuneiras do Oeste? Sim: 81,43% ; Não: 18,57%
– Tem informação se pode caçar nessa Reserva Biológica?
Sim: 72,86% ; Não: 24,14%
– Tem conhecimento dos tipos de animais e de vegetação que existem na Reserva Biológica das Perobas? Sim: 62,86% ; Não: 37,14%
– Sabe quantos hectares tem a Reserva Biológica das Perobas? Sim: 31,43% ; Não: 68,57%
– Sabe da importância da Reserva Biológica das Perobas? Sim: 67,14% ; Não: 32,86%
– Sabe qual é a diferença entre Parque e Reserva Biológica? Sim: 64,29% ; Não: 35,71%
“Concluímos que a maioria das pessoas entrevistadas, residentes no município de Tuneiras do Oeste, sabe da existência da Reserva Biológica das Perobas. A população tem conhecimento da vegetação e dos animais que habitam a Reserva, tem conhecimento também que não se pode caçar, mesmo assim há pessoas que desobedecem a Lei”, conclui a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário