domingo, 5 de outubro de 2008

Maringá terá Parque do Trópico de Capricórnio

Por meio de parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura de Maringá, Noroeste do Estado do Paraná, iniciará a implantação do projeto que prevê a recuperação de uma área localizada no final da Avenida Cerro Azul – na zona sul da cidade – para formação de uma reserva natural temática em homenagem ao Trópico de Capricórnio, que passa pelo local.
Medindo cerca de quatro alqueires, ou 96,8 mil m², a área do Parque do Trópico de Capricórnio acomodava as antigas lagoas de estabilização da Sanepar. No local será construído um memorial que terá como conceito fundamental um museu geográfico e cultural de todos os 11 países dos três continentes cortados pelo Trópico de Capricórnio. Ele também possibilitará a visualização da trajetória do Trópico de Capricórnio em torno do globo terrestre e fornecerá informações científicas à população, especialmente à comunidade estudantil. O bosque será aproveitado para a realização de trilhas interpretativas e educativas. O projeto prevê ainda a construção de um portal de entrada, mirante, estacionamento, pista de rolimã, lago com barcos pedalinhos, praça para alongamento, lanchonete e sanitários.
A implantação do parque terá parceria de empreendedores de loteamentos próximos, bem como medida compensatória do Shopping Catuaí, em construção na zona oeste da cidade. Ainda neste ano o Shopping Catuaí investirá R$ 272,9 mil nas obras do parque com o propósito de compensar as árvores removidas em função da construção do shopping no terreno do Clube Hípico, na saída para Paranavaí. Responsáveis pelo empreendimento imobiliário Villagio Bourbon investirão outros R$ 150 mil no projeto. O plano compensatório foi avaliado e negociado entre as empresas investidoras, a Prefeitura de Maringá e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que concedeu o licenciamento prévio para a instalação dos empreendimentos.
Situado ao sul do equador terrestre, o Trópico de Capricórnio é o paralelo que delimita a zona tropical sul, correspondendo à declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. A linha do trópico de Capricórnio identifica um solstício (do latim solstitiu, que quer dizer sol parado), que são pontos correspondentes aos extremos máximos do deslocamento do Sol. Assim, o local marca o ponto extremo no sul, a partir do qual o Sol começa seu retorno aparente em direção ao hemisfério norte. Esse ponto extremo assinala o Solstício de Verão, que acontece nos dias 21 e 23 de dezembro.
O Trópico de Capricórnio é uma linha geográfica imaginária e indica a latitude 23,5º S. Na América do Sul, além do Brasil, atravessa o Chile, Argentina e Paraguai. Na África passa pela África do Sul, Namíbia, Botswana, Moçambique e Madagascar, enquanto na Oceania corta a Austrália e a Polinésia Francesa.

Nenhum comentário: