sábado, 4 de fevereiro de 2012

Teoria da Mola

"Quando pensamos em algo 'elástico' logo associamos com alguma coisa que pode ser 'esticada' ou 'comprimida' através da aplicação de uma força, por exemplo, uma mola. Roberth Hooke (1635-1703) estudou cuidadosamente várias situações em que uma mola sofria deformações.
Considere uma mola com seu comprimento natural L0 fixada por uma das suas extremidades a um suporte. Ao aplicarmos uma força de intensidade F a mola distenderá passando a ter um comprimento L1 ou L2 dependendo da intensidade da força.
A diferença entre L0 e L1 ou L2 será a deformação x sofrida pela mola, ou seja, o quanto ela foi esticada. Hooke também estudou a deformação sofrida em várias molas diferentes (mais rígida ou menos rígida) ao acrescentar massas com o mesmo peso (compare L1 e L3). Ele conclui que o valor da distensão da mola também dependia do tipo de material da qual ela era feita, e quanto mais rígida fosse a mola maior deveria ser a força aplicada para produzirmos uma mesma deformação x (compare L1 com L3).
Quando retiramos a força que causou a deformação a tendência da mola é voltar ao seu comprimento inicial, mas nem sempre isso ocorre. Pode acontecer de a mola ficar com um comprimento diferente de L0 ao ser retirada a força, situação em que não se aplica a Lei de Hooke. No caso real, a mola tem um comportamento elástico até um determinado valor x, que varia de acordo com a mola. Acima deste valor crítico ela passa a não obedecer a Lei de Hooke e dependendo da intensidade da força aplicada pode até se romper ('quebrar')".
Brasileiros, estamos "abusando" da Lei de Hooke!
É muita distensão! Das Leis que se impõem, das formas como nos tratamos, dos tantos e excessivamente "politicamente e ecologicamente corretos". Dos grupos, ongs, seguimentos e guetos, que querem impor suas vontades, expectativas e visões. Dos tantos espertinhos que, ao verem tanta distensão, aproveitam para atuar em áreas díspares.. do lado de cá e de lá, do lado que, oportunamente, for mais "eco-nomica-político-conforto-mente" melhor...
É muita desfaçatez!!
Lembrem de Hooke... não há x que sempre dure...
Qualquer hora dessas a "mola quebra".

Um comentário:

Lucas Eduardo disse...

Caso também se interesse por outros tipos de arte,literatura,curiosidades e informaçoes preciosas de como funciona a mente humana,
Acesse:
http://psicoponto.blogspot.com/

Só estou divulgando meu blog,é livre de vírus

p.s:seu blog é otimo.