quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Boiadeira

“O asfaltamento da BR-487, a ‘Estrada Boiadeira’, entre Campo Mourão e a divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul, é esperada pela sociedade há décadas. Novamente a obra é anunciada, mas um fato novo deve ser considerado. A Boiadeira é vizinha da Reserva Biológica das Perobas, contornando seu limite. Como boas vizinhas, estrada e Reserva devem interferir o mínimo possível uma na vida da outra. É por isto (e também pela exigência da Lei) que o ICMBio tem mantido contato com o DNIT, órgão responsável pela BR-487, e com o IAP, órgão ambiental licenciador da obra. No processo de licenciamento ambiental da obra, o trecho à margem da Reserva e em sua zona de amortecimento só será construído adotando-se medidas que minimizem os impactos ambientais sobre a unidade de conservação, principalmente o risco de atropelamento de animais silvestres e de acidentes com cargas perigosas. Além de promover condições para a proteção da Reserva, estas medidas também garantirá a segurança dos usuários da rodovia. É assim, ‘cada uma na sua’, que se espera a boa convivência entre as vizinhas".
Antonio Guilherme C. da Silva Biólogo – Analista Ambiental

Um comentário:

Anônimo disse...

Todo ano visito meus sogros em Curitiba e sempre uso a região de Icaraima, umuarama,Campo Mourão.
Desta vez me perdi numa estrada justamente a Boiadeira sai de Campo Mourão quando me di conta acabou o asfalto e cheguei a Tuneiras do Oeste pela estrada boiadeira que segundo o mapa já esta asfaltada, parece que andei 18 km de terra. Eu sou boliviano e estudei em Maringá, química.
Casei com uma estudante de zootecnia tambem da UEM. Agora moramos em Santa Cruz de la Sierra na Bolivia. Acho que quando esteja pronta esta estrada será muito usada por turistas bolivianos para ir as praias do Sul.
saludos

Nelson Sasamoto Gutierrez y familia