O programa EcoSenado mostra ações desenvolvidas para a proteção da onça pintada no Parque Nacional do Iguaçu, onde se encontra a última população desse animal com chance de sobrevivência. Cerca de 60 onças vivem na região e recebem um tratamento especial. (Fonte: www.senado.gov.br/tv)
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Funbio executa recursos doados pela Alemanha
Alaya Bozo D´Água é bicampeã do Brasileiro de Rafting 2009

Nova Expedição ao Rio Araguaia mobiliza vários segmentos

domingo, 21 de junho de 2009
Seminário discute gestão participativa em Unidades de Conservação do Sul
domingo, 14 de junho de 2009
Desabafo de um velho
"Estou velho.
Não gosto dos sem terra. Dizem que isto é ser reacionário, mas não gosto de vê-los invadindo fazendas, parando estradas, ocupando linhas de trens, quebrando repartições públicas, tentando parar o lento progresso do Brasil.
Estou velho.
Não acredito em cotas para negros e índios. Dizem que sou racista. Mas para mim racista é quem julga negros e índios incapazes de competir com os brancos em pé de igualdade. Eu acho que a cor da pele não pode servir de pretexto para discriminar, mas também não devia ser fonte para privilégios imerecidos, provocando cenas ridículas de brancos querendo se passar por negros.
Estou muito velho.
Não quero ouvir mais noticias de pessoas morrendo de dengue. Tapo os ouvidos e fecho os olhos, mas continuo a ouvir e ver. Não quero saber de crianças sendo arrastadas em carros por bandidos, ou de uma menininha jogada pela janela em plena flor de idade. Ou de meninos esquartejados pelos pais por serem 'levados'...
Meu coração não tem mais força para sentir emoções. Me sinto mais velho que o Oscar Niemeyer. Ele, velho como é, ainda acredita em comunismo, coisa que deixou de existir.
Eu não acredito em nada.
Estou cansado de quererem me culpar por não ser pobre, por ter casa, carro, e outros bens, todos adquiridos com honestidade, por ser amado por minha mulher e filhos.
Nada mais me comove... Estou bem envelhecido.
E acabo de cometer mais um erro! Descobri que ainda sou capaz de me comover e de me emocionar. O patriotismo de uma jovem de Joinville usando a letra do Hino Nacional para mostrar o seu amor pelo Brasil me comoveu.
Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'.
Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos de idade. E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde-amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo. Leiam o que escreveu essa jovem. É uma demonstração pura de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é este sentimento cívico.
'Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:
- O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas:
- Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo... Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes... O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil. Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde-louro de minha flâmula.
Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim.
Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?
Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido.'
Mesmo que ela seja a ultima brasileira patriota, valeu a pena viver para ler o texto. Por isso estou enviando para vocês. Detesto correntes na Internet... mas agora que me tornei um velho emocionado, vou romper com este hábito.
De alguém que ama muito o Brasil". (JP, por e-mail)
"Águia da Rebio"
Quiriquiri (Falco sparverius) tentando acuar, através de voos rasantes, a imponente Águia da Rebio das Perobas, uma Águia-florestal (Spizaetus melanoleucus).
(Vídeo: Willian MenQ)
sábado, 13 de junho de 2009
Rebio das Perobas - Ilha de Biodiversidade
Video de Antonio Guilherme C. da Silva,
Analista Ambiental da Rebio das Perobas (ICMBio)
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Lançada estratégia de comunicação e educação ambiental para unidades de conservação
.jpg)
quarta-feira, 10 de junho de 2009
ICMBio vai lançar campanha educativa sobre os riscos do plantio de transgênicos perto de UCs
domingo, 7 de junho de 2009
Semana do Meio Ambiente na RBP
A receptividade e interesse dos presentes demonstram que a equipe da RBP está no caminho certo e que o apoio da Comunidade, além de essencial, está presente!
Semana do Meio Ambiente no PNI


Programa aquaIGUAÇU apoia pesquisas no PNI
Frente aos poucos estudos atualmente desenvolvidos com a comunidade fitoplânctonica no rio Iguaçu e outros rios do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Dra. Norma Catarina Bueno, professora da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), e seus orientados têm apresentado propostas de estudos desses organismos nesta Unidade de Conservação (UC).
Com a aprovação do setor de pesquisa e análises laboratoriais realizadas por técnicos do Programa, o trabalho, já concluído, trata da fitossociologia de diatomáceas, que identificou 51 espécies, de 31 gêneros desse grupo, no rio Iguaçu, em um ponto acima das quedas das cataratas, e, abaixo desta, foram identificadas 71 espécies pertencentes a 34 gêneros. Além da identificação desses organismos, o estudo indicou elevado aporte de fósforo no meio aquático, conseqüência do elevado número de indivíduos da espécie Cocconeis placentula. Outros estudos fitossociológicos continuam em andamento nos rios São João e Represa Grande.

Os graduandos de Engenharia Ambiental da União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC) Cristiano Rafael de Souza, estagiário do Programa, e Franciele Guilhardi, secretaria da Escola Parque, avaliaram a eficiência do tratamento de efluentes realizado pela estação de tratamento (ETE) de modelo compacto da concessionária do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Helisul Táxi Aéreo, sob orientação dos biólogos Luiz Henrique Gollin, Gerente Ambiental da Helisul, e Fernanda de Almeida Gurski, Técnica de Controle Ambiental do Programa aquaIGUAÇU. Esse modelo de estação é uma alternativa para locais que dispõe de pouco espaço para instalação. E tem como princípio o tratamento biológico, processado em diferentes etapas: tratamento anaeróbio e aeróbio, seguidos por caixas de areia, carvão ativado para retenção de sólidos em suspensão e a desinfecção por cloração. O efluente final é utilizado para irrigação de hortaliças. Nesta avaliação, foram realizadas, no laboratório do Programa aquaIGUAÇU, análises físico-químicas dos efluentes bruto e final da ETE para os parâmetros Fósforo, Nitrogênio Amoniacal, Demanda Química de Oxigênio (DQO), pH, Sulfetos, Condutividade e Sólidos Sedimentáveis, com patamares definidos pela Resolução CONAMA N. 357/2005.
“A estação avaliada apresentou um bom desempenho e eficiência no tratamento de efluentes doméstico. Contudo, há de se realizar sua constante manutenção, para otimização do processo e evitar irregularidades que interfiram na qualidade do efluente final gerado”, afirma Cristiano.
sábado, 6 de junho de 2009
Ibama e Polícia Federal deflagram a maior operação de combate ao desmatamento do país no Sul

sexta-feira, 5 de junho de 2009
Semana do meio ambiente é comemorada em várias unidades do ICMBio
Brasília (04/06/09) - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade mantém uma agenda bem movimentada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta próxima sexta (5). O Centro de Estudos, Proteção e Manejo de Cavernas (Cecav), por exemplo, aproveita a data para celebrar o seu aniversário de 12 anos nesta sexta (5), em sua sede, em Brasília. A programação prevê debate sobre o decreto de Cavernas (no 6.640/2008), além de discussão sobre o Morro da Pedreira, um importante sítio espeleológico vizinho à capital do País que precisa ser preservado.
A Floresta Nacional de Brasília aproveita a data também para celebrar seu aniversário - de 10 anos. Entre os dias 5 e 14 de junho, na sede da unidade, em Taguatinga – DF, a Flona terá programação voltada a passeios, exposições, blitzes ecológicas, lual, atividades de educação ambiental, além de oficinas, inauguração de viveiros e limpeza de córregos. No dia 10, música e bolo de aniversário para a unidade de conservação.
Além dessas unidades no Distrito Federal, outras unidades de conservação e centros especializados promovem uma série de atividades locais, que ampliam a comemoração e levam à sociedade brasileira nos mais diferentes Estados da federação a mensagem da c
onservação como o caminho para a manutenção dos recursos naturais e garantia de sua existência para outras gerações. (Fonte: www.icmbio.gov.br)

terça-feira, 2 de junho de 2009
Operação Angustifólia
(Do Blog do Marino: http://marino.goncalves.zip.net/index.html) Está em curso há mais de uma semana a operação conjunta entre o IBAMA, POLÍCIA FEDERAL e FORÇA VERDE denominada de Operação Angustifólia. O nome homenageia o Pinheiro do Paraná (Araucária Angustifólia). A operação se concentra na Região Centro Sul do Estado do Paraná. Até hoje já foram lançados quase 200 autos de infração que somam mais de R$-4 milhões. Foram apreendidas madeiras cortadas ilegalmente e muitas serrarias e madeireiras estão sendo lacradas ou tiveram equipamentos lacrados.
A operação é fruto de longo trabalho de inteligência dos órgãos que a compõem. Os crimes ambientais são praticados em vários municípios, quase que impunemente. Muitos madeireiros são políticos e possuem muita influência local. Mas, nada disso foi suficiente para evitar a prisão de prefeitos e donos de madeireiras. É o caso dos prefeitos de General Carneiro e de Bituruna, que foram presos hoje de manhã, em cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo Tribunal Regional Federalo da 4ª Região, com sede em Porto Alegre-RG.
Os agentes da Polícia Federal cumpriram todos os mandados de prisão. Ao todo 8 expressivas figuras daquela região foram presas.
Estão na operação Angustifólia um contingente de mais de 250 agentes do IBAMA, da POLÍCIA FEDERAL e da FORÇA VERDE/POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Parque Nacional do Iguaçu promove ações na Semana do Meio Ambiente
O Parque Nacional do Iguaçu terá uma ampla programação na Semana do Meio Ambiente que acontece de 1º a 5 de junho com as atividades no interior da Unidade e nos principais municípios de seu entorno. As ações coordenadas pela Área de Conservação e Manejo, através da Escola Parque de Educação Ambiental incluem Paradas Ecológicas para entrega de material informativo, panfletagem, palestras e distribuição de mudas de árvores nativas.
A primeira ação acontece no dia 1º de junho com Paradas Ecológicas na BR 469, no interior da Unidade. A rodovia possui um intenso movimento de veículos por ser o acesso às Cataratas do Iguaçu, atrativo visitado anualmente por mais de um milhão de pessoas. No local, funcionários e voluntários farão a entrega de um kit contendo material informativo sobre Parque aos motoristas que trafegam no local.
De acordo com o chefe da unidade, Jorge Pegoraro, entre outras coisas que o kit possui está o folder com informações sobre crimes ambientais, ICMS Ecológico e avisos de utilidade pública com telefones de emergência no caso de situação de danos ao meio ambiente ou de ataque de onça a rebanho doméstico. Segundo ele, a intenção é sensibilizar os usuários, principalmente os motoristas sobre o excesso de velocidade no interior e próximo a Unidade. O atropelamento de animais é um dos fatores de perda da biodiversidade do Iguaçu.
Em Capanema, município no Sudoeste do Paraná, a ação será desenvolvida no dia 3 e terá com o tema sobre o consumo de palmito de extração ilegal e o risco de contrair o botulismo, doença causada por ingestão de alimentos mal conservados. Funcionários e voluntários farão entrega de material nos principais pontos do município.
No dia 5 as ações serão concentradas no município de Céu Azul. Haverá uma Parada Ecológica no Posto da PRF- Polícia Rodoviária Federal. No PIC - Posto de Informação e Controle do Parque Nacional do Iguaçu, com o apoio da Prefeitura, serão entregues mudas de árvores nativas para a população e visitantes. (Do Blog do Pegoraro)
Assinar:
Postagens (Atom)