Brasília (08/07/2009) – Numa reunião bastante produtiva no início desta semana, com a participação de representantes de vários setores da sociedade ligados à questão ambiental, a Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, no Paraná, iniciou o processo de formação do Conselho Consultivo. Nesse primeiro encontro, foram apresentadas as bases legais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), o projeto para instituir o colegiado e a primeira proposta de quais serão as entidades representadas.
Durante essa etapa inaugural foram marcadas reuniões setoriais em que serão definidas de fato as instituições que terão representação no órgão e, por fim, num encontro geral, serão estipulados quais vão ser os membros oriundos de cada uma delas. De acordo com o chefe da reserva, Carlos De Giovanni, até o mês que vem tudo isso deverá estar concluído. “Quando finalizarmos os trâmites aqui, enviaremos os documentos à direção do Instituto Chico Mendes. Se tudo estiver certo, o presidente assinará uma portaria dando posse aos conselheiros. Isso será publicado no Diário Oficial da União.”
De Giovanni explica que, por intermédio desse conselho, a gestão da reserva passará a ser mais democrática e participativa. E esse novo viés administrativo será o condutor das idéias e propostas para solução de problemas e desafios enfrentados diariamente no âmbito da área conservada. “Não há dúvida de que é um apoio fundamental para o bom andamento do nosso trabalho”, acrescenta.
O prefeito Edno Guimarães, do município de Cianorte, onde fica parte da reserva, destacou a importância desse colegiado para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Não adianta desenvolver a parte econômica do município e esquecer dessas riquezas naturais que estão tão próximas. É necessário que os integrantes desse conselho pensem no futuro, respeitando a importância do desenvolvimento e também do meio ambiente. Não podemos ser radicais para nenhum dos lados.”
Trinta por cento da Reserva Biológica das Perobas estão no município de Cianorte e o restante fica em Tuneiras do Oeste, cidades distantes cerca de 40 quilômetros uma da outra. A Rebio é uma das mais de 300 unidades de conservação que estão sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes (ICMBio) em todo o território nacional. A sede da unidade fica em Tuneiras. Na Secretaria de Meio Ambiente de Cianorte também há um espaço da reserva para atendimento ao público.
As reservas biológicas são destinadas a atividades de pesquisa sobre a biodiversidade e de educação ambiental. Para coletar dados nas rebios, os pesquisadores têm que pedir autorização junto ao Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio).
Carlos Oliveira, Ascom/ICMBio (61) 3341-9280
Nenhum comentário:
Postar um comentário