quinta-feira, 23 de julho de 2009

Os Dez Mandamentos

I. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento". O Senhor é meu Pastor, nada me faltará. (Salmo 23:1)
II. "Não pronunciarás em vão o Nome do Senhor teu Deus". Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. (Salmo 42:5)
III. "Lembra-te do dia do Sábado para santificá-lo". Então Jesus lhes disse: uma coisa vos hei de perguntar – é lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar? E, olhando para todos ao redor, disse ao homem – estende a tua mão. (Lucas 6:9, 10)
IV. "Honra teu pai e tua mãe". Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra. (Deuteronômio 5:16)
V. "Não matarás". Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: o homem que fizer estas coisas viverá por elas. (Romanos 10:4, 5)
VI. "Não cometerás adultério". Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tiago 1:12)
VII. "Não roubarás". Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade. (Efésios 5:28)
VIII. "Não prestarás falso testemunho contra teu próximo". Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. (Salmo 25 : 2, 3)
IX. "Não cobiçarás a mulher do teu próximo". Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo. (Salmo 7:9)
X. "Não cobiçarás coisa alguma que pertença ao teu próximo". De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:32, 33).
Por que os Dez Mandamentos? Estas são as Leis. Apenas Dez. Mandamentos. Leis maiores. Se cada um de nós seguisse todos os Mandamentos, o mundo seria perfeito, a sociedade seria justa, as pessoas seriam integralmente felizes. Seria um verdadeiro paraíso na Terra. Talvez por isso não os seguimos todos... Os prescritos nas Tábuas da Lei, por Deus, são comportamentos que Ele espera da Humanidade. E, mesmo não sendo capazes de seguirmos integralmente, devemos buscá-los, almejá-los, incansavelmente. Do primeiro ao quarto são preceitos de fé (que, espero, você tenha) que diferem, inclusive, entre os diferentes segmentos religiosos que temos no mundo. Entretanto, do quinto ao décimo Mandamento não temos apenas preceitos religiosos. De tão reais e presentes, qualquer sociedade relativamente organizada apresenta-os em seus Códigos de Conduta, Direito Civil e Penal e, até mesmo em sua Constituição. Os Dez Mandamentos? Pausa para nossas reflexões. Pauta para nossas ações. Esperança para os que ainda crêem no ser humano. Sentimento maior de que este mundo vale a pena, e que somos capazes de conviver de forma justa e verdadeiramente civilizada. Assim, Pense Grande... Lute para conseguir seus objetivos. Não corra atrás de seus sonhos, vá ao encontro deles. Lute com integridade, responsabilidade e honestidade. Lute com perseverança, atitude. Lute com Qualidade... Qualquer que seja sua profissão. Estudante, Médico, Faxineiro, Professor, Engenheiro, Porteiro... Faça seu trabalho com entrega. Qualquer que seja sua formação, busque a melhoria. Melhore seus conhecimentos e suas atitudes para com quem convive com você. Faça de sua profissão um instrumento, seu, dos seus e da Sociedade, na busca de relações mais verdadeiras. Qualquer que seja sua crença, faça-se um instrumento de paz e entendimento. Boa vida para você!

Nenhum comentário: