(Vista parcial do laboratório do Programa aquaIGUAÇU)
Frente aos bons resultados obtidos no ano de 2008, através da parceria entre as seis Concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu (Cânion Iguaçu, Cataratas do Iguaçu S.A., Helisul, Hotel das Cataratas, Macuco Ecoaventura e Macuco Safári), a empresa Ecovitalle - Soluções Ambientais e o Programa aquaIGUAÇU, o acordo foi renovado para o ano de 2009.
Em 2008, foram realizadas, no laboratório do Programa, análises físico-químicas mensais (efluentes brutos e finais) das treze Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) das Concessionárias, localizadas na área de Uso Público do ParNa do Iguaçu (PNI), e análises bimestrais em pontos específicos dos corpos receptores desses efluentes. Em junho e dezembro foram realizadas, também, coletas em todos os pontos amostrados e encaminhadas a análises em laboratórios externos, contratados pelas Concessionárias, servindo de contraprova às análises realizadas pelo Programa.
Os resultados obtidos foram tabelados, armazenados no banco de dados do Programa e analisados e comparados com a Legislação vigente (em especial a Resolução CONAMA 357/05), onde as irregularidades encontradas foram sanadas, a partir de reuniões mensais entre a equipe do Programa e os representantes das Concessionárias, responsáveis pelas ETEs, onde eram propostas e definidas as medidas corretivas adequadas.
A Metodologia aplicada neste ano foi possível a partir do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/PNI e a Empresa Gollin & Artur Franco Ltda. (Ecovitalle) que, contratada pelas Concessionárias, foi responsável pela administração dos recursos financeiros para aquisição de materiais, equipamentos e para contratação do estagiário.
Em 2009, Metodologia e, principalmente, a Parceria continuarão!
No dia 29 de outubro último, realizou-se, na Sede Administrativa do ParNa do Iguaçu, uma reunião entre técnicos, gerentes, coordenadores e chefes do Programa aquaIGUAÇU, da Área de Conservação e Manejo da Unidade, das Concessionárias e da EcoVitalle, para apresentação da otimização do monitoramento das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) das Concessionárias, e seus corpos receptores, no ano de 2008, bem como a redução de custos destas empresas em relação ao ano anterior. Na seqüência, foi apresentada a proposta orçamentária para 2009, que será de, aproximadamente, R$ 27 mil, contando com os custos administrativos, de reposição de reagentes e materiais e de aquisição de novos equipamentos laboratoriais (banho-maria e estufa de DBO). Com a renovação do Contrato entre a Ecovitalle e as Concessionárias, serão emitidos boletos bancários para os pagamentos e, mensalmente, a empresa realizará prestação de contas. Quanto à aquisição de equipamentos, ficou decidido que os valores serão divididos pelo número de ETEs existentes, como é feito com reagentes e materiais necessários. Também foi apresentado o novo Projeto do PNI, desenvolvido pelo Programa aquaIGUAÇU e Escola Parque, o “aqua-rio Represa Grande”, obtendo permissão das Concessionárias para que os custos laboratoriais deste sejam diluídos nos custos do monitoramento das ETEs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário