Brasília (17/12/2008) – O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quinta-feira (18) em coletiva, em Brasília, que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai dispor a partir de agora de 11 coordenações regionais para auxiliar na proteção das 299 Unidades de Conservação e Centros Especializados.
Minc afirmou que o ICMBio elaborou um plano estratégico para definir a localidade dessas regionais e os critérios de criação. “São 11 superintendências regionais distribuídas por biomas, ecossistemas e também por proximidade de UCs”.
Também presente ao evento, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, comentou que, além desses critérios, foi analisada a logística da infra-estrutura que já existem em algumas unidades, como no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Ele explicou ainda que as sedes serão dispostas de acordo com a necessidade de cada região, para facilitar a proteção dessas áreas.
As coordenação vão funcionar em Porto Velho (RO), onde existem 36 UCs; Manaus (AM), 26 UCs; Itaituba (PA), 23 UCs; Belém (PA), 35 UCs; Parnaíba (PI), 17 UCs; Cabedelo(PB), 31 UCs; Porto Seguro (BA), 24 UCs; Rio de Janeiro (RJ- Tijuca), 33 UCs; Florianópolis( SC- Carijos), 39 UCs; Chapada dos Guimarães (MT), 9 UCs e Lagoa Santa (MG), 25 UCs.
Fonte: Ascom/ICMBio
Nenhum comentário:
Postar um comentário