"Caros leitores,
É com imenso prazer que apresentamos a vocês o número de lançamento da revista Pampa Sem Fronteiras! Ela é fruto de nosso desejo em transpor diversas fronteiras: fronteiras físicas, quando buscamos a união colaborativa entre técnicos e pesquisadores que atuam nas diversas partes do Pampa, seja aqui no Brasil, na Argentina e no Uruguai; fronteiras de conhecimento, quando buscamos divulgar o Pampa e facilitar à população, em especial a estudantes e professores, o acesso ao conhecimento que está sendo gerado sobre este Bioma; fronteiras culturais quando buscamos mostrar que uma linha geográfica, limite entre países, não consegue separar povos que cultivam as mesmas formas de agir ... pensar ... ser ... e que são a marca maior "del gaucho" .; fronteiras econômicas, quando optamos pela revista eletrônica ao invés de impressa em papel; fronteiras institucionais, quando optamos por editar a revista de forma independente, sem nenhum vínculo institucional...
Mas desculpe, não nos apresentamos! Para que você leitor nos conheça, tomamos emprestadas as palavras de Adair de Freitas na canção "Pampeano": "(...) Nos olhos do pampeano a mesma luz / Nas mãos a mesma lida, a mesma fé / Os sonhos são iguais, igual o campo / Na terra o mesmo rumo pro seus pés (...)". Somos uma bióloga, um ecólogo e uma agrônoma que há tempos vem trilhando caminhos distintos, porém intimamente relacionados ao Pampa. Três técnicos unidos pelo Pampa e agora unidos pelo desejo de tornar Pampa Sem Fronteiras, em sua versão revista e em sua versão sítio web, uma referência na divulgação dos assuntos relacionados ao Bioma Pampa nos três países que o compartilham, assim como esperamos que este espaço sirva de ponto de encontro entre as pessoas que atuam nesta região ou que buscam conhecê-la.
E nós já estamos pensando o próximo número da Pampa Sem Fronteiras: nos enviem suas críticas, sugestões ou materiais para publicação!
Um forte abraço"!
Luiza Chomenko, Marcelo Machado Madeira e Eridiane Lopes da Silva
Editores Pampa Sem Fronteiras
Revista Pampa Sem Fronteiras: http://pampasemfronteiras.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário