O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, comunicou aos prefeitos Zeca Dirceu (Cruzeiro do Oeste) e Nelson Turek (Campo Mourão), e ao deputado estadual Jonas Guimarães, em audiência na terça-feira (22), que os contratos da Estrada Boiadeira, entre Cruzeiro, Tuneiras do Oeste e Nova Brasília (sentido Campo Mourão), serão cancelados. Novos editais serão lançados para resolver os problemas com o Tribunal de Contas da União (TCU).
O governo federal está tomando uma decisão drástica para garantir a continuidade da obra. O ministro assegurou que com o cancelamento será possível abrir novo processo licitatório para ambos os trechos, num prazo de 60 dias, e com novos contratos, dar continuidade às obras. “Os recursos estão garantidos no Orçamento da União e assegurados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) como a mais importante obra do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Paraná”, afirmou Nascimento.
Para o trecho entre Cruzeiro do Oeste e Porto Camargo (Icaraíma), numa extensão de 85 km, divididos em outros dois lotes, Alfredo Nascimento disse que a publicação do novo edital para abertura de processo licitatório sai até o dia 15 de Outubro. “Estamos desde 2005 nesta luta e nossa obrigação é continuar insistindo, reivindicando e colaborando para que a estrada se torne realidade”, destacou Zeca. “Mesmo sendo uma obra difícil, que muitas pessoas nem acreditarem, a Boiadeira é possível”.
A rodovia BR-487 - conhecida como Estrada Boiadeira - liga Dourados (MS) a Ipiranga, na região Central do Paraná, numa extensão total de 595 quilômetros. No Paraná a rodovia tem 470 quilômetros, entre Porto Camargo e Ipiranga. O trecho mais importante fica entre Porto Camargo (divisa com o MS) e Campo Mourão, onde há grande tráfego de caminhões. Os prefeitos Zeca Dirceu e Nelson Turek já foram a Brasília várias vezes em defesa de recursos para a conclusão da Boiadeira, junto aos ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Roussef (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transporte).
ESTRUTURA
São mais de R$ 300 milhões garantidos para a obra, que terá pista simples, mas com faixa do domínio de 70 metros, dos quais 25 metros para o lado direito e 45 metros para o lado esquerdo, já prevendo uma futura duplicação. Ainda estão incluídos no projeto quatro viadutos que darão acesso a Alto Paraíso, Ivaté, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste, além de quatro rotatórias, para acesso a Porto Camargo, Xambrê e os distritos de Santa Eliza e Três Placas (Umuarama). O projeto prevê também a construção de duas pontes, uma sobre o Ribeirão Piava, com 75 metros, e outra sobre o Rio Corimbatá, com 120 metros. (Fonte: Jornal Tribuna de Cianorte)
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